8 de dezembro de 2024
InícioBrasilTrabalho Social em Territórios, Famílias e Indivíduos no SUAS

Trabalho Social em Territórios, Famílias e Indivíduos no SUAS

- Anúncio -

O formulário para a consulta pública do documento que estabelece diretrizes para o trabalho social em situações de emergência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) já está disponível. Essa iniciativa visa aprimorar as estratégias de resposta às crescentes demandas decorrentes das mudanças climáticas e seus impactos nas populações vulneráveis.

Preparação para Emergências

Com a intensificação de eventos climáticos adversos, a necessidade de preparar gestões e equipes para atuarem em situações emergenciais se torna cada vez mais crucial. O apoio e a proteção social são fundamentais para atender as pessoas afetadas em tempos de crise. A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apresenta a versão preliminar do documento “Emergências em Assistência Social: Trabalho Social com Territórios, Famílias e Indivíduos no SUAS”.

- Anúncio -

Objetivos do Documento

O caderno de orientações técnicas traz parâmetros para orientar a atuação nos serviços socioassistenciais. Ele tem como objetivo fomentar um processo reflexivo que possibilite a gestores, trabalhadores e conselheiros realizar ajustes e adaptações, atendendo às especificidades locais nas operações do SUAS durante emergências.

Consulta Pública

A consulta pública é uma oportunidade para que a sociedade contribua com sugestões ao documento. O formulário estará disponível até o dia 17 de novembro e pode ser acessado exclusivamente por meio do formulário eletrônico.

Acesso à Versão Preliminar

A versão preliminar do documento pode ser acessada aqui. Este documento é parte de um projeto amplo que inclui outras publicações de orientações técnicas, também apoiadas pelo UNICEF, visando melhorar a atuação do SUAS em situações emergenciais em todo o país. Algumas orientações técnicas já estão disponíveis e podem ser acessadas aqui.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas