9 de dezembro de 2024
InícioCotidianoDocumentário "Ato Final" aborda violência contra a mulher e feminicídio

Documentário “Ato Final” aborda violência contra a mulher e feminicídio

- Anúncio -

O documentário “Ato Final” chega aos cinemas a partir de quinta-feira (16), abordando de forma contundente a violência contra a mulher e o feminicídio. Financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) por meio do Edital 009/2019, o filme traz histórias de sobreviventes e denuncia o machismo, alertando para a escalada da violência nos relacionamentos.

As atrizes Janine Correa, Sabrina Feu e Sara Nichio interpretam as histórias das personagens principais do documentário, mulheres que vivem intimamente o risco do feminicídio. O filme explora as emoções dessas mulheres e, ao mesmo tempo, um grupo de sobreviventes luta para apoiar vítimas de relacionamentos abusivos.

- Anúncio -

O tema do documentário se concentra em um dos problemas mais graves enfrentados pela sociedade atual, o feminicídio. Dados do Mapa da Violência, do Atlas da Violência no Brasil e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram um aumento de 30% nos casos nos últimos dez anos.

“Ato Final” é produzido pela Andaluz Filmes, com direção de Roberta Fernandes, que também assina o roteiro junto com Marcella Rocha. A obra conta com o patrocínio da ES Gás por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) da Secretaria da Cultura (Secult).

O documentário teve uma sessão especial de lançamento em São Paulo, no Cine Satyros Bijou, com um debate após a exibição com a diretora Roberta Fernandes e a convidada Patrícia Ramos, especialista em direitos humanos e defensora voluntária pelo Instituto Maria da Penha.

“Ato Final” é uma continuação do trabalho de Roberta Fernandes em abordar temas delicados e relevantes por meio de produções audiovisuais. Seu primeiro curta-metragem, “Se Você Contar” (2017), tratou do abuso sexual infantil. Com “Ato Final”, a diretora busca provocar reflexões sobre a condescendência com a violência contra a mulher e destacar as amarras psicológicas presentes nas relações abusivas.

O documentário é uma denúncia contra o machismo e uma contribuição para a conscientização e rompimento das amarras que perpetuam a violência contra a mulher. “Ato Final” visa tocar as mulheres pela identificação e estimular a sociedade a repensar sua postura em relação a esse grave problema.

O elenco conta com atrizes e entrevistadas, incluindo Janine Correa, Sabrina Feu, Sara Nichio, Norma das Graças Francisco, Camila Lopes da Costa, Liliene Rosa Pinheiro da Conceição, Cristiane Mendes e Marciane Pereira dos Santos. A produção executiva é de Rodrigo Cerqueira, e a distribuição é realizada pela Elo Studios.

O documentário “Ato Final” se destaca como uma obra importante que lança luz sobre uma questão crucial e urgente, contribuindo para a conscientização e mobilização em prol da igualdade de gênero e do combate à violência contra a mulher.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas