13 de novembro de 2024
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Balanço do Procon-ES divulga cartões de crédito no topo das reclamações

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Em 2023, houve um aumento significativo de 97,9% nos atendimentos relacionados a cartões de crédito em comparação com o mesmo período de 2022, liderando o ranking de queixas no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). As principais demandas nesse segmento envolvem renegociação e parcelamento de dívidas, cobranças indevidas, negativação injusta e questões relacionadas ao cálculo de prestações e taxas de juros.

No ano anterior, o Procon-ES realizou 38.269 atendimentos, dos quais 5.257 estavam vinculados a problemas com cartões de crédito, ocupando o primeiro lugar no ranking. Em segundo lugar, encontra-se o crédito consignado (4.455), seguido por questões relacionadas à energia elétrica (1.258), internet (850) e água e esgoto (771). Telefonia móvel (755) ocupa o sexto lugar, seguido por planos de saúde (680), aparelho celular (658), consórcios (609) e, em décimo lugar, móveis (579).

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As principais queixas das empresas líderes no ranking envolvem cobranças indevidas, inclusão não autorizada de serviços na fatura, alterações unilaterais nos contratos com aumento nos valores dos serviços, empréstimos consignados não autorizados, refinanciamento de empréstimos sem consentimento do consumidor, cálculos e negociações de débitos, problemas contratuais (descumprimento e cláusulas abusivas) e questões relacionadas à qualidade de produtos ou serviços.

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou que a internet facilitou o acesso dos consumidores a produtos, serviços e seus direitos. Ela enfatizou que a falta de tempo e as dificuldades de deslocamento não devem impedir a resolução de questões relacionadas ao consumo.

Letícia Coelho ressaltou: “É possível enviar denúncias, esclarecimentos e reclamações ao Procon pela internet a qualquer momento, muitas vezes obtendo soluções rápidas e eficientes sem a necessidade da presença física do consumidor.”

Para registrar reclamações, os consumidores podem comparecer pessoalmente à sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro de Vitória, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade está no Faça Fácil, em Cariacica, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br. Além disso, reclamações podem ser registradas online por meio do Atendimento Eletrônico no site www.procon.es.gov.br, e denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

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