O Procon Vitória apresentou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2023, que lista as empresas mais reclamadas pelos consumidores no ano passado.
A lista inclui 297 fornecedores, identificados por seus nomes fantasia, razão social e números de CPF ou CNPJ, e está disponível no site do Procon Vitória, no aplicativo Procon Vitória e Vitória Online.
Segundo Diego Libardi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, o Cadastro inclui empresas que violaram normas de Defesa do Consumidor e não resolveram as demandas pelos canais adequados. A divulgação ocorre anualmente em celebração ao Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, com o objetivo de informar os consumidores sobre as empresas que desrespeitam seus direitos.
O ranking das empresas mostra quatro operadoras de telefonia no topo da lista, com 146 processos administrativos. Entre as 20 empresas mais reclamadas estão oito bancos, estabelecimentos comerciais, operadoras de viagens e planos de saúde, totalizando 371 reclamações. Por outro lado, 197 empresas tiveram apenas uma reclamação registrada.
Em Vitória, essa ação está em conformidade com os decretos federais e municipais pertinentes.
Para orientações ou registro de reclamações, os consumidores podem usar o aplicativo Procon Vitória ou agendar atendimento presencial pelo Agendamento Online, disponível diariamente das 8h às 17h.
Confira o ranking aqui.