Durante feriados prolongados, como a Semana Santa, é comum o aumento do número de documentos perdidos entregues na Casa do Cidadão. Na última terça-feira (2), o serviço recebeu uma variedade de documentos, incluindo carteiras de Identidade, de Habilitação, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, CPF, cartão do SUS e carteira de estudante, de cinco pessoas diferentes.
A coordenadora de Atendimento e Infraestrutura da Casa do Cidadão, Maely Maria Pimentel Teodoro, explicou que também foram recebidos cartões de banco, carteiras de estudante e de convênios, sendo que os cartões de banco não reclamados após um período são destruídos por segurança, enquanto as carteiras de estudante e de convênios são descartadas imediatamente.
Atualmente, a Casa do Cidadão tem 8.367 documentos catalogados e protegidos, aguardando serem resgatados por seus donos. No entanto, apenas 31 pessoas resgataram seus documentos neste ano até o momento.
A Carteira de Identidade lidera o ranking dos documentos mais perdidos, seguida pelo CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. A Casa do Cidadão destaca que moradores de qualquer cidade podem verificar se seu documento está na instituição através da página de Documentos Perdidos da PMV ou pelo aplicativo Vitória Online.
Para recuperar um documento na Casa do Cidadão, é necessário apresentar outra identificação, preferencialmente com foto. Menores de 18 anos podem ter o documento entregue aos pais ou responsáveis legais, mediante comprovação do parentesco.
A Casa do Cidadão está localizada na Avenida Maruípe, nº 2.544, em Itararé, com horário de funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.