Além de fornecer informações sobre os estabelecimentos onde os produtos foram encontrados com os menores preços, a pesquisa serve como uma lista de sugestões de presentes. Neste ano, o Procon reformulou a lista de produtos para refletir as mudanças nas preferências dos consumidores e os avanços tecnológicos. Itens obsoletos foram substituídos por versões mais atualizadas.
A pesquisa revelou grandes variações de preços entre os estabelecimentos, com algumas diferenças chegando a ultrapassar 100%. Por exemplo, o vaso de flor begônia registrou uma variação de 817,43%, com preços variando de R$ 10,90 a R$ 100,00. Outros produtos, como livros (167,82%), celulares (166,26%), óculos de sol (160,87%) e caixa de bombons (146,15%), também apresentaram diferenças expressivas de preço entre os estabelecimentos.
A pesquisa destaca a importância de os consumidores estarem atentos ao preço final da compra, especialmente nas lojas online, onde os valores apresentados na pesquisa não incluem o frete. Os preços também estão sujeitos a alterações, como descontos, reajustes ou programas de fidelização.
A coleta de preços foi realizada nos dias 20 e 21 do mês anterior em 19 lojas online, 5 floriculturas e 4 clínicas de estética. A divulgação antecipada da pesquisa visa possibilitar que os consumidores comprem os produtos pela internet e os recebam a tempo do Dia dos Namorados, que será comemorado no próximo dia 12.