A EDP, líder no setor elétrico brasileiro, está ampliando seu projeto de Reforço Escolar para incluir instituições de ensino em sete estados: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Tocantins. A iniciativa visa aprimorar a qualidade da educação, oferecendo suporte educacional aos alunos da rede pública e permitindo que eles recuperem o aprendizado e reforcem seus conhecimentos em disciplinas essenciais.
Atualmente, aproximadamente 400 alunos estão participando do projeto em diversas escolas, incluindo a EM Adão Ferreira de Souza em Porto Grande (AP), a UMEF Paulo César Vinha em Vila Velha (ES), a EMEF Professora Valéria Maria Miranda em Serra (ES), a Escola Municipal Santo André em Aparecida de Goiânia (GO), a EMEB Nurimar Martins Hiar em Ferraz de Vasconcelos (SP), a EPG Pedrinho e Narizinho em Guarulhos (SP), a EM João XXIII e a EMEF Rui Barbosa em Pocinhos (PB), a EM Raimundo Cavalcante em Pedro Avelino (RN) e a EM Francisco Martins Noleto em Miracema (TO). O projeto, iniciado em agosto e setembro, é uma ampliação em relação ao ano anterior, quando foi implementado em cinco escolas da área de atuação da EDP.
Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, destaca que o projeto visa “melhorar a qualidade de ensino e promover a transformação social através da educação”, especialmente em um momento em que a pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação e aumentou a evasão escolar. A iniciativa busca mitigar esses impactos e oferecer um suporte essencial para os estudantes.
A EDP está realizando o projeto em colaboração com a Alicerce Educação, uma instituição especializada em preencher lacunas na educação básica. As aulas de reforço ocorrem três vezes por semana e se estenderão até o final do ano. Os alunos são selecionados pelas escolas com base em suas necessidades educacionais.
Hyann Pedro, Gestor de Tribos do Alicerce Educação, afirma que o projeto investe na educação como um meio de construir um futuro mais justo e igualitário para estudantes e comunidades impactadas.
O Reforço Escolar faz parte do programa EDP nas Escolas, que este ano alcança diretamente mais de 10 mil estudantes e 850 professores em 27 municípios de dez estados brasileiros. O programa, que este ano tem como tema o Uso Consciente e Seguro de Energia, está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades e cidades sustentáveis.
Além do Reforço Escolar, o programa EDP nas Escolas inclui iniciativas como Realidade Virtual, Inclusão Digital e outras atividades voltadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais e a promoção da inclusão digital.