13 de novembro de 2024
InícioCotidianoJerônimo Monteiro pode ser oficialmente reconhecido como a “Capital Estadual da Laranja"

Jerônimo Monteiro pode ser oficialmente reconhecido como a “Capital Estadual da Laranja”

- Anúncio -

O Brasil, que se destaca como o maior produtor mundial de laranja, tem em São Paulo e Minas Gerais seus principais polos de produção. No entanto, o Espírito Santo também tem sua importância nesse cenário, especialmente no município de Jerônimo Monteiro, conhecido como “Terra da Laranja” há quase quatro décadas. Agora, essa designação pode se tornar oficial com o Projeto de Lei (PL) 434/2024, proposto pelo deputado Júlio da Fetaes (PT), que visa transformar o município na “Capital Estadual da Laranja”.

A força da citricultura é evidente na região, onde barracas à beira da estrada vendem laranjas frescas. Dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostram que Jerônimo Monteiro liderou a produção estadual com 165 mil hectares plantados até 2021, ano em que Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, superou essa marca, alcançando 265 mil hectares cultivados.

- Anúncio -

Cerca de 70 produtores, em sua maioria da agricultura familiar, cultivam diversas variedades de laranjas na região do Caparaó, incluindo Bahia, Seleta, Lima, Salustiana, Pera, Valência e Folha Murcha. Apesar de ter perdido a liderança em volume de produção, os agricultores locais garantem que a qualidade e a diversidade de seus produtos são incomparáveis.

“Além das utilizações tradicionais, sabonete e álcool em gel estão sendo produzidos a partir da fruta em Jerônimo Monteiro. A produção local abastece o mercado interno e tem como principais destinos o Norte do Rio de Janeiro e o interior de Minas Gerais. O município merece o título de Terra da Laranja pelo seu pioneirismo e pela sustentação de uma cadeia produtiva econômica e socialmente significativa para o Sul do Estado”, defende o deputado Júlio da Fetaes.

Caso o PL seja aprovado, a alteração no anexo único da Lei 10.974/2019, que regula a concessão de títulos em homenagem a municípios do Espírito Santo, passará a valer na data de sua publicação no diário oficial.

A proposta foi lida durante a sessão ordinária do dia 5 de agosto e foi encaminhada para as comissões de Justiça, Agricultura, Turismo e Finanças para análise.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas