O prefeito Arnaldinho Borgo, de Vila Velha (ES), participou da COP30, realizada em Belém (PA), onde enfatizou a importância desse tipo de conferência global para que governos, sociedade civil e instituições unam forças em prol da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Ele reforçou que mais do que discursos, é preciso realizar ações concretas para preservar o meio-ambiente e garantir o futuro.
Durante sua fala, o prefeito citou iniciativas adotadas no município que ajudam a mitigar impactos de chuvas, fortalecer áreas preservadas e valorizar os recursos naturais da cidade. Ele apontou que essas intervenções locais devem servir de modelo para serem replicadas em outras regiões.
Borgo participou do evento a convite da ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, onde Vila Velha foi convidada a apresentar resultados de projetos em curso, como o maior programa de macrodrenagem da cidade, a criação de unidades de conservação e investimentos em infraestrutura para adaptabilidade climática.
Na conferência, o prefeito esteve acompanhado de secretários municipais de Meio Ambiente, Relações Institucionais, Serviços Urbanos e Turismo. Ele também compareceu a painéis com representantes internacionais, destacando a necessidade de políticas públicas que aliam crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.
Borgo ressaltou que a experiência da cidade demonstra que investir em resiliência e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas agora é um investimento no futuro.







