Carnaval em Vitória: “Circuito da Folia” agita a cidade após desfiles de blocos

0
98

Após o sucesso dos Desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo em Vitória no último final de semana, agora é a vez dos blocos tomarem conta das ruas e avenidas da capital capixaba.

Uma grande novidade para 2024 é o “Circuito da Folia”, que será realizado no próximo domingo (11) e segunda-feira (12), após os desfiles de blocos do Centro de Vitória. Atendendo ao pedido dos organizadores dos blocos, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), criou esse circuito que levará os foliões até o Sambão do Povo, garantindo algumas horas a mais de diversão.

No domingo (11), logo após o término do “Puta Bloco” às 19 horas, Emerson Xumbrega assumirá o trio elétrico na Praça Oito, rumo ao Sambão do Povo, onde o público poderá desfrutar dos shows da Banda Movimento e do baiano André Lellis a partir das 20 horas.

Já na segunda-feira (12), o bloco “Coisa de Negres” entregará os foliões às 19 horas, também na Praça Oito, para a cantora Andrea Nery, que realizará a puxada do circuito, no trio, novamente até o Sambão. Por lá, se apresentarão Pele Morena, às 20 horas, e Regional da Nair, às 22 horas. Em ambos os dias, a programação está prevista para terminar à meia-noite.

O trajeto do Circuito começará às 19 horas nas imediações da Praça Oito, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas para acessar a Avenida República, passando pelo Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). O trio seguirá pela Avenida Cleto Nunes, em frente ao Parque Moscoso, entrará na Avenida Marcos de Azevedo (Rua do Hospital Santa Casa), pegará as Avenidas Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva, até chegar à Rua Pedro Nolasco, rumo ao Sambão do Povo, onde deverá chegar por volta das 20 horas.

A segurança durante os desfiles dos blocos também foi planejada. No Centro de Vitória, um Posto de Comando Integrado foi montado na Praça Costa Pereira para abrigar equipamentos de monitoramento de câmeras e operadores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), centralizar as tomadas de decisões das corporações da Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, equipes de fiscalização e servir de base de apoio para equipes atuantes.

Além disso, a cidade é monitorada por 841 câmeras, sendo 58 na região do Centro, onde irão circular a maior parte dos blocos, e mais 49 no Sambão do Povo, onde estão previstos shows após o encerramento dos blocos.

O Carnaval de rua também terá reforço no patrulhamento, com a maior parte do efetivo da Guarda de Vitória disposta de forma estratégica na cidade para realizar as rondas de forma alinhada com a Polícia Militar. As interdições das ruas para atender os trajetos dos blocos foram planejadas pela Gerência de Planejamento e Operacionalização de Trânsito, de forma a manter o equilíbrio entre fluxo de veículos, segurança de pedestres e condutores. A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Av. Beira-Mar) será interditada de sábado à segunda-feira, com o trânsito desviado para a Avenida Princesa Isabel.

A Secretaria de Segurança também irá disponibilizar equipes do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) para atuarem preventivamente em embarcações no mar, margeando a Avenida Beira-Mar durante o horário dos blocos, além de realizarem blitze, com ênfase na fiscalização dos casos de embriaguez ao volante.

A fiscalização de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) estará encarregada de monitorar os blocos de rua que receberam licenciamento da Prefeitura, assegurando a conformidade com as diretrizes estabelecidas nos alvarás.

Além disso, a Semmam desenvolverá uma campanha educativa e de comunicação visual sobre a correta destinação dos resíduos produzidos, e atuará com uma equipe de fiscalização sonora durante os eventos, com foco no controle de ruídos.

Equipes de limpeza estarão presentes todos os dias de eventos, e a Central de Serviços ampliará a instalação de papeleiras e contentores em todos os locais de blocos. Após a passagem dos blocos no Centro da cidade, entrará em ação o “Bloco da Limpeza”, com 150 homens limpando e higienizando as ruas e avenidas.

As equipes da rede municipal de saúde promoverão ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e campanha educativa de Vigilância Sanitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui