O município de Colatina será palco da maior imersão de Cidades Inteligentes do Espírito Santo – o SmarcitES. Serão dois dias de debates de ideias para o futuro do desenvolvimento das cidades.
O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que estará no evento promovendo um diálogo entre os cidadãos de Colatina com ideias transformadoras que podem inovar o município.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o evento, que ocorre nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), está sendo uma porta de entrada para as gestões municipais discutirem ações que potencializam todos os setores das cidades.
“O SmarcitES é um espaço de diálogo que o Governo do Estado está promovendo para os municípios do Espírito Santo apresentarem as suas demandas e conhecerem novas estratégias tecnológicas que transformam as cidades e impulsionam a sua economia, melhorando a vida dos moradores”, disse o secretário.
A palestra de abertura do evento, na terça-feira (25), será ministrada pelo prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, com o tema: “A Colatina do Futuro”.
Já o coordenador do curso de pós-graduação de Cidades Inteligentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ofertado pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC)/UniversidadES, Ervelam Montibeler, apresentará a palestra “Big Data e Smart Cities – Casos de Sucesso”.
A abertura do evento vai contar ainda com o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Matheus Oggioni, que vai estar à frente do painel – Os Desafios da Administração Pública com a Transformação Digital – Das mídias sociais à I.A.
O SmarcitES será realizado nestas terça-feira (25) e quarta-feira (26), das 08h30 às 18 horas, no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST SENAT), no município de Colatina.
Cidades Inteligentes
As cidades estão cada vez mais conectadas por meio de ideias que promovem uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. As cidades inteligentes buscam soluções tecnológicas que inovam a sua infraestrutura e modernizam os setores econômicos e sociais.
O Estado do Espírito Santo conta com cinco municípios no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil.
- Vitória (7º)
- Vila Velha (33º)
- Cachoeiro de Itapemirim (37º)
- Linhares (68º)
- Serra (89º).