O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), está planejando oferecer mais de 4,5 mil vagas em diversos cursos no ano de 2024. Esta iniciativa ocorrerá em parceria com a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), uma instituição pública mantida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, juntamente com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A coordenadora da UnAC, Marlei Vieira, destaca que serão disponibilizadas 4.601 vagas em diversos cursos ao longo de 2024, totalizando mais de 8 mil vagas no período de 2022 a 2024. Esses cursos abrangem diferentes áreas, incluindo graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu) e programas de extensão.
Em parceria com a Fames, a UnAC oferecerá cursos de pós-graduação Lato Sensu em Educação Musical na Escola, pós-graduação em Performance e Pedagogia do Instrumento ou Canto, além de cursos de extensão (Moocs de Cursos Livres semipresenciais).
Com a colaboração do Ifes, a UnAC apresentará cursos de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet, pós-graduação em Cultura Maker e Educação 4.0, pós-graduação Lato Sensu especializado em Nutrição Animal, pós-graduação Lato Sensu Especialização em Eficiência Energética Industrial, Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Gestão e Docência em EaD, Pós-Graduação Lato Sensu em Energias Renováveis, Mestrado em Engenharia de Controle e Automação e Mestrado Profissional em Computação Aplicada.
A parceria com a Ufes resultará em cursos de Pós-Graduação e extensão, como Especialização em Transformação Digital em Gestão Documental, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Gestão em Saúde, Recursos Hídricos na Agricultura, Mestrado em Ciências Contábeis e Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Além disso, serão oferecidos projetos de extensão, como “Escritórios de Dados Municipais: Difusão da Cultura de Dados para Cidades Inteligentes” e “Ambientes Sociais de Inovação”. No total, serão ofertados um curso de graduação, 11 pós-graduações, quatro mestrados e três cursos de extensão.
O secretário do Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destaca a importância do acesso ao ensino de qualidade e à diversidade de cursos para a população e a educação no Estado. O programa visa explorar, expandir e aumentar a oferta de cursos e programas de Educação Superior, utilizando um formato híbrido (on-line e/ou presencial) e atuando em polos da Universidade Aberta do Brasil (UaB).