Um grupo de dez estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participou de uma experiência enriquecedora no Parque Natural Municipal Gruta da Onça, promovendo discussões sobre saúde, ambiente e sociedade. A atividade, realizada na sexta-feira (24), foi conduzida pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que proporcionou uma imersão no ambiente de Mata Atlântica e nascentes presentes no local.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destacou a importância das unidades de conservação oferecidas pela Prefeitura de Vitória para as práticas formativas, incluindo o ensino superior. Ele ressaltou que essas experiências contribuem significativamente para a construção de atitudes e a adoção de práticas socioambientais sustentáveis, enfatizando a interconexão entre democracia, saúde, ambiente e sociedade.
A vivência no Parque Gruta da Onça permitiu aos estudantes explorar conhecimentos socioambientais e históricos de Vitória, relacionando-os à realidade local e às especificidades de sua formação em Engenharia Sanitária e Ambiental. O ambiente ofereceu a oportunidade única de discutir esses temas em meio à Mata Atlântica de encosta, nascentes e trilhas históricas, aproveitando a estrutura moderna do parque.
A atividade integra as ações da Gerência de Educação Ambiental (GEA) e está disponível para diversos públicos por meio de agendamentos nos Centros de Educação Ambiental (CEAs) da cidade. Essa iniciativa faz parte do projeto “Mata Atlântica: Floresta que Ensina”, focado em aprender sobre e para a preservação do bioma da Mata Atlântica por meio de vivências em espaços florestais, como o Parque Gruta da Onça.
Desde a entrega das novas estruturas do parque em novembro de 2022, as ações da Gerência de Educação Ambiental da Semmam são coordenadas pela Sede Municipal de Educação Ambiental Referência de Vitória (SeMEAR), localizada no próprio Parque. Essa sede é responsável pela gestão das políticas públicas de educação ambiental nas esferas formal e não formal, promovendo o interesse pela sustentabilidade e o protagonismo socioambiental responsável em todas as faixas etárias.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, destaca o papel crucial da SeMEAR ao criar e fomentar o interesse pela sustentabilidade da cidade e do meio ambiente, promovendo a interatividade e o protagonismo socioambiental responsável.
Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam e para solicitar parcerias para projetos de educação ambiental ou visitas educativas nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), é possível acessar o Portal Interativo de Educação Ambiental, intErAge Vix.