Nesta sexta-feira (08), o segundo grupo de estudantes selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2023 partirá para Vancouver, no Canadá. Um total de 44 intercambistas terá a oportunidade de aprimorar o idioma e vivenciar uma nova cultura durante os próximos três meses. O embarque está programado para ocorrer no Aeroporto de Vitória às 11h25, e, a partir das 8 horas, o grupo estará disponível para atendimento à imprensa. Às 9h20, os alunos participarão de uma conversa com uma equipe da Sedu no auditório do Aeroporto.
Dado que o Canadá está em plena estação de inverno, os estudantes precisarão de roupas adequadas para o frio intenso. Internos do sistema prisional do Espírito Santo contribuíram confeccionando conjuntos de frio, compostos por calças e casacos, que foram generosamente doados aos alunos. As peças foram produzidas com um tecido especial para proporcionar calor durante o inverno canadense.
Ao todo, são 110 conjuntos, cada um representando o Brasil e o Espírito Santo por meio de suas respectivas bandeiras e o brasão do Governo Estadual. O design e a confecção das peças, feitas com malha e forradas com moletom felpudo, foram planejados pela Secretaria da Justiça (Sejus), na fábrica instalada na Penitenciária Estadual de Vila Velha 1, no Complexo do Xuri.
O secretário de Estado da Justiça (Sejus), André Garcia, destacou que atendeu ao pedido do governador Renato Casagrande, visando oferecer as condições necessárias para que os estudantes tenham o melhor rendimento possível durante a estadia no Canadá.
Os embarques para o Programa de Intercâmbio Estudantil 2023 tiveram início em 18 de novembro, com o primeiro grupo partindo para o Chile e os Estados Unidos. O terceiro e último grupo está programado para embarcar em 14 de dezembro, com 66 estudantes indo para Toronto, também no Canadá.
Para conferir o horário de todos os voos, acesse o link disponível no final do comunicado.
O Programa de Intercâmbio Estudantil 2023 ofereceu um total de 150 vagas, distribuídas em 110 para o Curso Intensivo de Inglês no Canadá, 30 para o Curso Intensivo de Inglês nos Estados Unidos e 10 para o Curso Intensivo de Espanhol no Chile. O programa visa ao aprimoramento do estudante nas competências comunicativas em inglês ou espanhol, promovendo o desenvolvimento socioeducacional em um país estrangeiro.