O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), publicou no Diário Oficial a Portaria 214-R, de 29 de agosto de 2024, que institui o Guia de Cursos de Qualificação Profissional articulados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da Rede Pública Estadual.
O Guia destaca a necessidade de reorganização curricular dos cursos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA, visando combater a evasão escolar e fortalecer o movimento de permanência dos alunos nas unidades escolares estaduais.
A partir do segundo semestre de 2024, a Sedu passou a ofertar a EJA Profissional em três etapas, buscando melhorar os índices de entrada e conclusão dos alunos, além de enfrentar o fenômeno da evasão escolar nessa modalidade. Já os Cursos Técnicos oferecidos na Educação Escolar nas Prisões e na Educação Escolar na Socioeducação continuam a seguir o Guia de Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional 2024/1.
O Guia atual contempla cursos como: Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Cuidador de Idosos, Operador de Computador, Instalador de Sistemas Elétricos Prediais, e muitos outros.
A gerente da EJA na Sedu destacou que a EJA Profissional tem sido uma prioridade desde 2020. “Essa oferta, além de garantir a certificação do Ensino Médio, promove a qualificação profissional dos estudantes, ampliando suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Trata-se de uma importante política pública de inclusão educacional e social”, afirmou.
Confira aqui o Guia de Cursos de Qualificação Profissional da EJA