No último domingo (19), celebramos o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma força em ascensão no Brasil nos últimos anos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, pelo menos 10 milhões de mulheres eram proprietárias de negócios no país. No entanto, o progresso das mulheres em cargos de liderança em empresas inovadoras ainda ocorre de maneira gradual.
O Observatório Sebrae Startups revelou que, em 2023, apenas 23% dos líderes nas empresas atendidas pelo Sebrae eram mulheres. Apesar desse cenário, empresárias capixabas têm se destacado ao ingressar no mercado da inovação no Espírito Santo. Em 2023, as mulheres já representam um terço das operações do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) no setor.
Neste ano, o Bandes registrou um aumento significativo de 10% no financiamento a negócios inovadores liderados por mulheres, comparado ao histórico de atuação com os investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) desde 2014. Esse crescimento evidencia o potencial de desenvolvimento das empresárias capixabas na introdução de novos produtos, melhoria de processos e expansão da produtividade de suas empresas.
A gerente de Negócios exclusiva para atendimento às mulheres, Danielle Corradi, destaca o compromisso do Bandes em impulsionar negócios liderados por mulheres. Esse apoio, que vai além do fornecimento de recursos financeiros, inclui orientação, aceleração e a promoção de uma cultura de inovação e desenvolvimento do empreendedorismo capixaba.
O destaque das empreendedoras femininas no setor ressalta que as mulheres estão se capacitando e assumindo papéis de destaque, escolhendo livremente suas áreas de atuação. O estímulo à participação feminina nos setores de Inovação e Tecnologia é crucial para a diversificação e competitividade na economia capixaba.
Para promover o desenvolvimento sustentável da economia local e atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Bandes incentiva o empreendedorismo feminino no ecossistema de inovação por meio de linhas de financiamento Finep, proporcionando crédito produtivo e orientado para cada tipo de negócio.
Arthur Souza, gerente de Negócios do Bandes, que atua com projetos de inovação, destaca a importância da presença das mulheres no ecossistema capixaba para o desenvolvimento das empresas no Estado. Ele ressalta que as linhas de financiamento Finep oferecem condições competitivas para que empreendedoras invistam em inovação, aprimorem seus processos e serviços, destacando-se ainda mais no mercado.
Apesar dos avanços, existem desafios a serem superados, como a falta de representatividade feminina em cargos de liderança e em áreas técnicas. Empresas e instituições precisam adotar políticas de igualdade de gênero, garantindo equidade salarial e promovendo mulheres para cargos de liderança.
A Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma parceira fundamental para o Bandes, fornecendo recursos para o financiamento de projetos inovadores. As linhas de financiamento Finep visam impulsionar a ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a criação de um ambiente empresarial mais inclusivo e diversificado. Conheça as linhas Finep em www.bandes.com.br/inovacao. O Bandes está comprometido em fortalecer o empreendedorismo feminino, promovendo o crescimento econômico e a equidade de gênero no ecossistema capixaba.