7 de dezembro de 2024
InícioEconomiaVila Velha foi responsável por 17% de todas as empresas abertas no...

Vila Velha foi responsável por 17% de todas as empresas abertas no ES, em 2023

- Anúncio -

Em 2023, Vila Velha reforçou sua posição como um destacado polo de empreendedorismo no Espírito Santo, contribuindo com 17% de todas as novas empresas estabelecidas no estado, de acordo com estudos do Instituto Jones dos Santos Neves. Esse feito colaborou para que o Espírito Santo atingisse um recorde histórico de 20.532 novos empreendimentos em 2023, representando um notável aumento de 5,21% em relação ao ano anterior, quando foram constituídas 19.514 novas empresas.

Esses números indicam um novo pico em uma década, com uma média surpreendente de 57 empresas sendo constituídas diariamente no estado. As estatísticas revelam um cenário dinâmico e próspero em Vila Velha, destacando-se como a cidade com o menor tempo de abertura de empresas no Espírito Santo.

- Anúncio -

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, destaca que o tempo médio total para a abertura de uma empresa no município é inferior a nove horas, consolidando-o como líder na Região Sudeste no ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Com mais de 82 mil empregos gerados, Vila Velha abriga um ecossistema próspero de empreendimentos, com 55.348 empresas de pequeno e médio porte. Esses estabelecimentos respondem por 62% de todos os postos de trabalho existentes na cidade.

Em 2023, diversos setores econômicos contribuíram para o cenário econômico diversificado de Vila Velha, incluindo Serviços (41.750 estabelecimentos), Comércio (13.919 estabelecimentos), Indústria (4.152 estabelecimentos) e Construção (3.445 estabelecimentos). O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios liderou o empreendedorismo, com a abertura de 7.569 empresas, seguido pela promoção de vendas (6.891 empresas) e o comércio varejista de bebidas (5.066 empresas).

O crescimento do número de empresas em Vila Velha em 2023 foi impulsionado pela confiança na gestão, redução da burocracia e simplificação dos procedimentos para a abertura de novos empreendimentos. A cidade se destaca como o melhor ambiente de negócios do estado, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento.

A diretora da Vila do Empreendedor de Vila Velha, Danielle de Deus, destaca a integração ao Simplifica ES e a redução da burocracia como fatores cruciais para o crescimento no número de empresas na cidade. Vila Velha também lidera o número de registros de Microempreendedores Individuais (MEIs) no estado, com 53.504 MEIs ativos.

A transformação da cultura empreendedora em Vila Velha reflete-se em avanços significativos no Índice do Sebrae de “Cidade Empreendedora”, onde a cidade registrou um crescimento de 100% na pontuação de 2021 a 2023. Vila Velha conquistou o título de melhor município capixaba para se empreender e alcançou a 29ª posição no ranking nacional das melhores cidades do Brasil para empreender, segundo o “Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023” da Enap.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas