Cadastro eletrônico da Sefaz passa por reformulação; simplificação e agilidade nos processos

0
28

O sistema de Cadastro Eletrônico (CAD-e) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) foi reformulado e entrou em operação na última quarta-feira (21), com o objetivo de desburocratizar e agilizar processos. A principal mudança é a eliminação da necessidade de preenchimento do manual da Ficha de Atualização Cadastral (FAC) para contribuintes, substitutos tributários e empresas com filiais no Espírito Santo e matriz em outros estados. Agora, as alterações cadastrais serão processadas automaticamente, tornando o procedimento mais ágil.

Para alterações que não tenham sido processadas por protocolo Redesim recebido pela Sefaz até 20 de agosto, ainda será necessário preencher o FAC para digitação no sistema. As empresas com filiais no Espírito Santo e matriz em outros estados, bem como contribuintes substitutos tributários, deverão solicitar as alterações à Junta Comercial do Estado de origem, que, após efetivação, serão enviadas automaticamente pelo Simplifica.

O subgerente de Cadastro de Contribuintes da Sefaz, Wesley Pestana Baratela, destacou que a mudança elimina a necessidade de preenchimento manual da ficha de atualização, eliminando a burocracia. Geovani do Nascimento Brum, gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, acrescentou que a reformulação visa criar um ambiente de negócios mais atraente e promover a geração de empregos e renda no estado.

A reformulação também incluiu a automação de processos relacionados à interrupção e reinício temporário de atividades empresariais, que antes eram realizadas manualmente por meio do Fale Conosco da Receita Estadual.

Para mais informações e esclarecimentos, os contribuintes podem acessar o Fale Conosco da Receita Estadual na opção “Cadastro” através do link: Fale Conosco – Cadastro .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui