A procura pelo presente ideal para os pais está a todo o vapor. Mas os impostos embutidos nos preços finais dos produtos podem encarecer a comprar. Levantamento do advogado tributarista Samir Nemer aponta que mais da metade do valor pago em itens preferidos para o Dia dos Pais são voltados para os cofres públicos.
De acordo com pesquisa do Connect Fecomércio-ES, observatório do comércio capixaba, os produtos mais procurados para o Dia dos Pais são peças de vestuário, calçados e acessórios (47%), eletroeletrônicos e utilidades (18%) e perfumaria (15%).
Desses itens, Samir Nemer, que é sócio do escritório FurtadoNemer Advogados, aponta o percentual de tributos do tênis importado, por exemplo, que é de 58,59%. Na parte de acessórios, chama a atenção o relógio, que tem 56,14% de seu valor só de impostos.
“Ainda no grupo dos presentes mais escolhidos para o Dia dos Pais, há o óculos, com 45,31% de tributos, o tênis nacional, tendo 44%, e as roupas em geral, com um percentual menor: 34,67%. Quando passamos para o segundo grupo de produtos preferidos, chegamos em itens como o smartphone importado, com 68,76% de seu valor só de tributos, e o Ipad importado, com 59,32%. Esses eletrônicos são considerados bens supérfluos, por isso têm uma carga tributária maior”.
Nemer ressaltou que os produtos que vêm do exterior, além da tributação tradicional, com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), levam também o imposto de importação. “Com o dólar cada vez mais elevado, o preço final desses produtos só cresce”.
Para o advogado, ter conhecimento dos percentuais de impostos pagos pelos brasileiros é essencial para compreender os custos de cada produto. “Esses valores podem aumentar o preço final dos presentes. Por isso, entender esses tributos ajuda a fazer uma boa escolha durante a compra. Além disso, é essencial acompanhar como os impostos são destinados pelos administradores públicos em prol da população, em setores como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Vale lembrar que o percentual médio da carga tributária bruta brasileira é de 32,44% do PIB (Produto Interno Bruto) e que o país proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade entre os 30 países com maior carga tributária”.
Nemer explicou ainda que, com a reforma tributária sendo regulamentada, em debate no Congresso Nacional, vão haver alterações nos percentuais dos tributos, mas isso ainda vai começar a ser colocado em prática daqui a dois anos, quando inicia-se a transição entre os sistemas.
Principais presentes para o Dia dos Pais e sua carga tributária:
- Perfume importado – 78,99%
- Perfume nacional – 69,13%
- Smartphone importado – 68,76%
- Uísque e vodca – 67,03%
- Vinho importado – 59,73%
- Tênis importado – 58,59%
- Ipad importado – 59,32%
- Relógio – 56,14%
- Barbeador elétrico – 48,11%
- Óculos – 45,31%
- Caixa de som – 45,81%
- Vinho nacional – 44,73%
- TV – 44,94%
- Tênis nacional – 44%
- Cerveja – 42,69%
- Calça jeans – 38,53%
- Sapatos – 36,17%
- Boné – 35,06%
- Gravata – 35,48%
- Roupas – 34,67%
Fonte: Levantamento do advogado tributarista Samir Nemer, com dados do site Impostômetro.