8 de dezembro de 2024
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Black Friday deve gerar R$ 5,2 bi, aponta CNC; confira os produtos com os maiores descontos

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As vendas da Black Friday no Brasil estão projetadas para alcançar R$ 5,22 bilhões neste ano, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na quinta-feira (21). Este valor representa uma estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior e uma leve alta de 0,4% em comparação a 2023.

Segundo a CNC, essa estabilidade é influenciada pelos desafios econômicos enfrentados pelo país. A taxa de câmbio é um fator crucial, com o dólar encerrando o último ano a R$ 4,89 e atingindo uma alta de R$ 5,81, um aumento de 19%, que encarece a aquisição de produtos importados. Além disso, as taxas de juros, atualmente em 11,25%, tendem a dificultar o acesso ao crédito para a compra de bens duráveis.

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O levantamento da CNC aponta que os segmentos de eletrônicos e móveis lideram as expectativas de vendas, somando juntos R$ 1,23 bilhão e R$ 1,18 bilhão, respectivamente, o que equivale a 46% do total previsto. Outros setores, como vestuário, calçados e acessórios, devem movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão, enquanto hipermercados e supermercados têm a expectativa de faturar R$ 960 milhões.

Mesmo diante do cenário desafiador, o varejo brasileiro aposta na ampliação de produtos importados, prevendo um aumento de 22% nas importações de bens de consumo duráveis e semiduráveis entre agosto e outubro de 2024, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A pesquisa realizada pela CNC também analisou as variações de preço dos produtos mais procurados pelos consumidores nos últimos 40 dias. Aproximadamente 55% dos itens monitorados apresentaram uma tendência de redução, com destaque para ventiladores e tênis femininos, que registraram quedas de até 15% e 13%, respectivamente. Por outro lado, produtos altamente procurados, como ar-condicionado e televisores, mantiveram preços estáveis.

O economista da CNC, Fabio Bentes, explica que os produtos com maior potencial de desconto são aqueles que já apresentavam uma queda de preços consistente antes da Black Friday. Itens que apresentaram estabilidade ou leve alta em seus preços foram classificados como de baixo potencial de desconto.

O levantamento inclui um ranking de 34 produtos monitorados, onde os consumidores podem identificar aqueles com melhores oportunidades de compra. Com as expectativas de vendas altas e a competitividade do mercado, o evento promete oferecer oportunidades significativas para os consumidores.

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