O consumo nos supermercados brasileiros registrou um aumento de 2,52% nos primeiros nove meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quinta-feira (31).
Em setembro de 2024, o consumo cresceu 0,95% em relação ao mesmo mês de 2023, mas apresentou uma queda de 1,3% em relação a agosto de 2024. Essa queda foi influenciada pelo “efeito calendário”, já que agosto teve um dia a mais de final de semana e o Dia dos Pais, o que normalmente eleva o consumo.
A Abras destacou que, em setembro, o aumento no consumo foi impulsionado por repasses do governo federal, incluindo R$ 14,14 bilhões destinados ao programa Bolsa Família para 20,71 milhões de beneficiários, a restituição do Imposto de Renda para Pessoa Física, que totalizou R$ 1,03 bilhão para mais de 511 mil contribuintes, e a liberação de R$ 2,7 bilhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para aposentados e pensionistas do INSS.
Para os próximos meses, a Abras prevê que o consumo será estimulado pelo pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores formais, lotes residuais de restituição do Imposto de Renda, parcelas mensais do calendário do Bolsa Família e bimensais do Auxílio-Gás, além do resgate de R$ 228,6 milhões em abono salarial referente ao PIS/Pasep para mais de 247 mil trabalhadores que ainda não sacaram o benefício.