A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (6) que decidiu não prosseguir com a venda de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A. (PBio), mantendo-a no portfólio da companhia. De acordo com a estatal, a decisão está alinhada com as estratégias em vigor, que visam a atuação da Petrobras em negócios de baixo carbono, com o objetivo de diversificar seu portfólio de maneira rentável e garantir a perenidade da empresa.
A Petrobras também afirmou que, dentro do novo ciclo de seu Plano Estratégico, está avaliando alternativas e modelos de negócios para a PBio, incluindo parcerias que possam potencializar a atuação da subsidiária. A ideia é explorar novas oportunidades de negócios, buscar sinergias com outros ativos da companhia e maximizar os resultados.
Fundada em 2008, a PBio é responsável pela produção de biocombustíveis e comercialização de enxofre, e é proprietária de três usinas de biodiesel: duas em operação, localizadas em Candeias (BA) e Montes Claros (MG), e uma usina em Quixadá (CE), que atualmente está hibernada.