Os estudantes do projeto de contraturno Territórios do Saber, no CRAS-CAI em Jardim Carapina, estão inovando na confecção de cartões natalinos por meio da Inteligência Artificial (IA).
Os 120 alunos, do terceiro ao sexto ano, provenientes das Emefs Espaço Alternativo e Padre Gabriel, exploram o uso de chromebooks, mergulhando na tecnologia atualmente em evidência. Ao mesmo tempo, enquanto se familiarizam com esta tecnologia de ponta, aprimoram conceitos de gramática e habilidades de leitura.
O professor Izaque Moura, idealizador do projeto, esclarece que a IA não simplesmente gera um trabalho pronto.
“Utilizamos a IA como uma ferramenta que oferece opções de desenho e arte aos alunos. Entretanto, para ativá-la, os estudantes precisam, antes de tudo, elaborar um texto ou mensagem natalina. Quanto mais bem-elaborado esse texto estiver, mais coerente e fluente, maior a probabilidade de obtermos um resultado final de qualidade para o cartão”, explica.
As mensagens redigidas pelos alunos passam por uma revisão realizada por uma professora de Língua Portuguesa, reforçando conceitos essenciais da disciplina. É a partir dessa etapa que a IA entra em cena.
Evelyn Vitória, aluna de 12 anos do quinto ano da Emef Padre Gabriel, expressou sua apreciação por essa abordagem que envolve redação e leitura. Além disso, ela aprendeu sobre a tradição dos cartões de Natal, um costume anterior à popularização da internet e das mensagens eletrônicas.
“Estou criando um cartão para meu tio, alguém muito especial para mim. Achei fascinante o uso da Inteligência Artificial para isso, além de aprender sobre escrita e estilo de mensagens. A forma como escrevemos resulta em imagens diferentes, e isso é incrível”, enfatiza Evelyn.
Os cartões confeccionados são impressos e entregues aos estudantes, proporcionando uma experiência única e personalizada neste período festivo.