Com o objetivo de impulsionar os avanços científicos e tecnológicos em todo o território capixaba, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Governo do Estado, anunciou a abertura do Edital 22/2023 – Bolsa Pesquisador Capixaba (BPC). Este chamamento público destina mais de R$ 2,5 milhões para disponibilizar 60 bolsas de produtividade, com duração de 36 meses cada e um valor individual de R$ 1,2 mil por mês.
O financiamento provém do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), reforçando o compromisso do governo em valorizar os pesquisadores locais que contribuem de forma significativa para os avanços científicos e tecnológicos no estado. A iniciativa também visa estimular a produção técnico-científica, promovendo o aumento do número de pesquisadores capixabas contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa, desenvolvimento tecnológico inovador e extensão pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Do total de 60 bolsas disponibilizadas, 50 se enquadram na categoria BPC-PQ, destinada a pesquisadores que se destacam na produção científica e tecnológica, enquanto 10 pertencem à categoria BPC-DT, voltada para pesquisadores destacados em desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia e inovação.
Para promover a descentralização das atividades de pesquisa, 30% dos recursos serão priorizados para propostas de pesquisadores vinculados a instituições fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Os requisitos para concorrer às bolsas incluem ter título de doutor há no mínimo cinco anos até a data limite para submissão de propostas ao Edital, além de vínculo com instituição de ensino superior e/ou pesquisa no Espírito Santo. No caso da categoria BPC-DT, é necessário ter título de doutor há pelo menos cinco anos ou perfil tecnológico equivalente, com curso superior concluído.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da plataforma SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br), e o prazo final é até 17h59 do dia 1º de março. A avaliação das propostas levará em consideração critérios como relevância para os interesses sociais, econômicos, científicos e tecnológicos do Espírito Santo, impacto social, comunicação com a sociedade, originalidade, sustentabilidade da proposta e promoção do diálogo e cooperação entre diferentes áreas do conhecimento.
Para mais informações e acesso ao edital, os interessados podem consultar o site oficial da Fapes: www.fapes.es.gov.br.