Estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, em São Mateus, participaram de um projeto inovador intitulado “Independência em Quadrinhos: a História do Brasil contada de forma criativa e colaborativa”. Realizado entre 04 e 21 de novembro, o projeto destacou a interseção entre a história, a arte e o trabalho em equipe, permitindo que os alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos sobre a Independência do Brasil.
A professora de História, Nayanne da Silva Lima, ressaltou que os estudantes foram desafiados a usar a criatividade ao ilustrar e narrar importantes momentos históricos, como a figura de Dom Pedro I e o ato da declaração de independência. Ela enfatizou que o uso de metodologias ativas, como a criação de quadrinhos, é uma ferramenta eficaz para fomentar a criticidade nos alunos, permitindo que construam conhecimento de forma artística e reflexiva.
O projeto teve como objetivo não apenas ensinar sobre a Independência do Brasil, mas também desenvolver o senso crítico dos estudantes. Durante a atividade, os alunos aprimoraram habilidades de comunicação e expressão artística, contribuindo para um aprendizado colaborativo e significativo.
A abordagem inovadora do projeto, que combinou história e arte, proporcionou aos alunos a oportunidade de reinterpretar eventos históricos de maneira criativa. Isso fez com que o estudo se tornasse mais acessível e envolvente. A aluna Amanda Família de Oliveira compartilhou sua experiência, afirmando que criar os quadrinhos tornou o aprendizado mais divertido e dinâmico. Para ela, essa metodologia facilitou a compreensão e acelerou o processo de aprendizagem, favorecendo a interação em grupo.
Essa iniciativa ilustra como a educação pode ser transformadora, ao estimular a criatividade e envolver os alunos de forma lúdica e colaborativa, tornando temas históricos mais próximos da realidade jovem.