O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na última quinta-feira (14), a nota mínima para aprovação na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2. A pontuação estabelecida é de 66,148 em 100 na fase prática do exame, que é essencial para que médicos formados no exterior, sejam brasileiros ou estrangeiros, possam atuar profissionalmente no Brasil.
O Revalida tem o objetivo de avaliar a formação dos profissionais de saúde, focando nas competências individuais e não nas instituições que conferem os diplomas. Para os bacharéis em Medicina formados fora do país, a realização deste exame é obrigatória para que possam obter o registro e exercer a medicina no Brasil.
Os candidatos que desejam participar desta etapa do Revalida devem ter sido aprovados na primeira fase do exame, que ocorreu em 25 de agosto e incluiu provas objetivas e discursivas. Também estão aptos os médicos que participaram das edições anteriores (2024/1 ou 2023/2) e que foram aprovados na primeira etapa, mas não obtiveram sucesso na segunda.
A expectativa é que, até o dia 9 de dezembro, o Inep divulgue o Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes. As provas práticas, que testarão as habilidades clínicas dos candidatos, ocorrerão nos dias 14 e 15 de dezembro. Durante esses dois dias, os médicos formarão em 10 estações diferentes, divididas igualmente, onde executarão tarefas que abarcam a avaliação da história clínica, análise de exames e a realização de procedimentos médicos e aconselhamentos.
Cada estação do exame terá um valor que varia de zero a dez pontos, totalizando uma nota máxima de 100 para o conjunto das dez estações. Os candidatos terão até 10 minutos em cada estação para concluir as atividades, sempre seguindo as diretrizes do material de aplicação e orientações do chefe de estação.
As tarefas podem incluir a realização de procedimentos clínicos ou cirúrgicos, essenciais para a formação médica, como o manejo de materiais perfurocortantes e a interação com manequins ou pacientes simulados. As avaliações serão registradas em filmagens durante os dias de prova.
Para obter mais informações sobre a prova, o edital da 2ª etapa do Revalida 2024/2 está disponível no Diário Oficial da União.
Além disso, após as provas práticas, o Inep planeja divulgar as versões preliminares dos padrões esperados para a execução dos procedimentos no dia 19 de dezembro, com o resultado final a ser revelado em 21 de março de 2025.
Instituído em 2019, o Revalida passa por uma análise abrangente, abordando as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e saúde coletiva. O exame visa assegurar que os médicos formados no exterior tenham as habilidades e conhecimentos necessários para praticar a medicina conforme os requisitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e as diretrizes estabelecidas pela legislação profissional.