17 de janeiro de 2025
InícioEducaçãoMais de 97 mil pessoas em situação de privação de liberdade participarão...

Mais de 97 mil pessoas em situação de privação de liberdade participarão do Enem PPL

- Anúncio -

Mais de 97 mil pessoas privadas de liberdade registrarão suas presenças no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024, representando uma significativa oportunidade para estes indivíduos que buscam reingressar no sistema educacional e, possivelmente, na sociedade.

Com um total de 97.016 inscritos, o Enem PPL deste ano proporciona a avaliação do conhecimento dos candidatos que já concluíram o ensino médio, reafirmando a relevância do exame como um canal de acesso ao ensino superior. Além disso, a prova desempenha um papel crucial na reintegração social, uma vez que a educação é uma ferramenta importante para a transformação da vida dessas pessoas.

- Anúncio -

O Enem PPL será aplicado em 10 e 11 de dezembro, em diferentes instituições de correção e socioeducativas, em 785 municípios espalhados pelas 27 unidades da federação. As provas ocorrerão em dias úteis, depois do Enem regular, e serão administradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os candidatos devem estar atentos aos horários: no primeiro dia, a apresentação às salas de prova ocorre às 12h30 e a aplicação inicia às 13h30, com término programado para às 19h. No segundo dia, os participantes devem acessar as salas até as 13h15, começando os exames às 13h30 e finalizando às 18h30.

As provas do Enem PPL mantêm o mesmo nível de dificuldade do Enem tradicional, totalizando 180 questões objetivas divididas em diversas áreas do conhecimento. O primeiro dia incluirá perguntas de linguagem e ciências humanas, além da redação. No segundo dia, os candidatos responderão questões de ciências da natureza e matemática.

Em relação ao perfil dos inscritos, observa-se que 91,7% são homens e 8,3% mulheres. A maioria tem entre 21 e 45 anos (46,2%), seguida por participantes de 18 a 30 anos (41,6%). Os idosos, com mais de 60 anos, representam 1,6% da população inscrita, enquanto os adolescentes sob medida socioeducativa somam apenas 0,9%.

Os estados com mais candidatos são São Paulo, com 22.312 inscritos, Minas Gerais com 6.710 e Santa Catarina com 6.128. Para detalhes adicionais sobre a distribuição de inscrições por unidade da federação, consulte o site do Inep.

O Enem é um passo fundamental para quem deseja acessar a educação superior no Brasil, servindo como um portal para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aqueles que não concluíram o ensino médio poderão realizar o exame na condição de treineiros, ampliando ainda mais suas possibilidades de estudo.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas