O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, em 2025, serão oferecidas 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Destas, 67.301 vagas estarão disponíveis no primeiro semestre, enquanto 44.867 vagas serão ofertadas no segundo semestre. Essa expansão visa atender a uma demanda crescente por acesso ao ensino superior.
A regulamentação dessa medida foi estabelecida pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada pelo Comitê Gestor do Fies em 31 de dezembro. Além das novas vagas para 2025, a resolução antecipou a oferta de vagas semelhantes para os anos de 2026 e 2027, alinhada ao plano trienal do governo.
Entenda o Fies
O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que fazem parte do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies oferece juros zero e a possibilidade de financiamento proporcional à renda familiar do candidato, tornando-se mais acessível a um número maior de estudantes.
Fies Social
Em 2024, o MEC lançou o Fies Social, que destina 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Essa nova modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais e inclui cotas para grupos minoritários, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies tradicional para o Fies Social, evidenciando a importância dessas iniciativas para a inclusão educacional.
Com essas medidas, o governo busca garantir mais oportunidades de acesso ao ensino superior, beneficiando milhares de estudantes em todo o país.