O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta terça-feira (7) em Brasília os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2024, assim como as edições do exame realizadas no exterior.
Resultados disponíveis online
Os participantes podem consultar suas notas através do Sistema PPL e do Sistema Encceja Exterior. O Inep informa que os resultados dos exames voltados a pessoas privadas de liberdade ou que estão em medida socioeducativa podem ser acessados pelos responsáveis pedagógicos.
Datas e locais das provas
O Encceja PPL foi realizado em território nacional nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em unidades prisionais e socioeducativas que participaram do exame. A versão do Encceja Exterior PPL ocorreu entre 21 de outubro e 1º de novembro, em unidades prisionais localizadas nas cidades japonesas de Nagoya e Tóquio, além da capital espanhola, Madri.
As provas do Encceja Exterior ocorreram em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu, Nagoya e Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname). A realização desses exames no exterior é feita em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e suas representações diplomáticas.
Importância do Encceja
O Encceja é um exame oferecido pelo Inep desde 2002, permitindo que jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa possam retomar sua trajetória escolar e obter a certificação do ensino fundamental e médio. O exame é voluntário, gratuito e avalia conhecimentos adquiridos em contextos escolares e não escolares.
Além disso, as secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do Encceja como referência para certificar participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame assume uma importância significativa para a educação brasileira, servindo como base para a formulação de políticas e estratégias que buscam melhorar a qualidade da educação para jovens e adultos.