18 de março de 2025
InícioEducaçãoUniversidades federais oferecem curso de relações étnico-raciais

Universidades federais oferecem curso de relações étnico-raciais

- Anúncio -

Profissionais da educação básica têm a oportunidade de se inscrever no curso de extensão em formação para docência e gestão voltado para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. Com inscrições abertas até 5 de fevereiro, o programa oferece 150 mil vagas, distribuídas entre dez instituições de ensino superior, cada uma com seu próprio calendário. Algumas universidades já fecharam as matrículas, por isso é importante verificar os prazos de cada instituição.

Prazo e universidades participantes

- Anúncio -

Universidades federais, como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), encerram o prazo de inscrições em 3 de fevereiro. Por outro lado, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manterá as inscrições abertas até o dia 5 do próximo mês. Já o Instituto Federal de Goiás (IFG) aceitará candidaturas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Conteúdo do curso

O curso tem como foco principal a formação de educadores para atuar com a população negra, incluindo quatro módulos estratégicos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade. Essa estrutura visa preparar os educadores para promover uma educação mais inclusiva e respeitosa às diversas culturas presentes no Brasil.

Carga horária e início das aulas

Com uma carga horária total de 120 horas, as aulas estão programadas para iniciar em março e serão ministradas em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Esse curso resulta de uma cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

A relação das instituições que oferecem o curso e mais informações podem ser acessadas no site da Capes, onde é possível encontrar detalhes sobre como se inscrever e participar dessa iniciativa importante para a promoção das relações étnico-raciais no contexto educacional.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas