A partir deste sábado (1º), os estudantes que possuem contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) assinados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas. A medida permite que os beneficiários parcelarem o saldo devedor em até 180 vezes, com descontos em juros e multas acumuladas.
O programa de renegociação tem como objetivo facilitar a regularização financeira dos contratos e ampliar o acesso à educação superior. Estudantes poderão escolher condições de pagamento que se ajustem à sua realidade econômica, incluindo a possibilidade de redução de encargos para quitação antecipada.
Para participar, os interessados devem acessar o portal oficial do Fies, onde será possível simular o parcelamento e formalizar a renegociação. As instituições financeiras responsáveis pelo financiamento também prestarão apoio aos estudantes durante todo o processo.
Especialistas recomendam que os beneficiários aproveitem a oportunidade o quanto antes, já que a renegociação pode aliviar o peso das dívidas e evitar que os contratos sejam encaminhados para cobrança judicial.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil







