Na próxima segunda-feira (11), a Casa Porto das Artes Plásticas, situada no Centro Histórico de Vitória, inaugurará a inédita exposição “Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo”, do renomado artista Dejair Paulo.
Este projeto foi selecionado por meio do Chamamento Público de Identificação, Seleção e Formação de Cadastro de Projetos de Ocupação Artística da Casa Porto, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), através do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
A exposição apresentará ao público 36 obras que provocam uma reflexão sobre a diversidade da arte têxtil, explorando uma ampla gama de técnicas e formas artísticas. Com dimensões de 30 x 40 cm, as obras percorrem diferentes suportes e técnicas, como tapeçaria, bordado, feltragem, ponto russo, ponto cruz, patchwork, tricô, crochê, macramê, strings e costura.
“Cada obra busca transmitir a experiência afetiva associada ao ambiente doméstico de costura e bordado, além de abordar questões relacionadas à construção da identidade afrodescendente”, compartilha Dejair.
“A mostra tem um olhar direcionado para a linguagem atual a partir de experiências do ateliê de tecelagem da Bauhaus e referências de artistas negras como Nneka Jones e Bisa Butler. Houve uma busca por explorar e combinar técnicas que propõem o universo plástico e poético da arte têxtil, saindo da ideia de ambiente decorativo e indo para o espaço de apreciação e reflexão artística do museu”, complementa o artista.
“Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo” estará aberta gratuitamente ao público de 11 de março a 11 de maio de 2024. O horário de funcionamento da Casa Porto é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. O espaço cultural está localizado na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro Histórico de Vitória.
Sobre o artista: Dejair Paulo é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo. Artista versátil, explora diversas linguagens artísticas, incluindo desenho, pintura, escultura, arte digital, fotografia, vídeo, colagem, ilustração e animação.
O artista também atuou como professor efetivo de Artes na rede pública estadual e municipal de ensino do Espírito Santo. Suas obras já foram expostas em diversos espaços culturais, incluindo a Funarte em São Paulo, a Casa Porto das Artes Plásticas, o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), o Museu do Pescador e o Palácio de Cultura Sônia Cabral.
Serviço:
- Exposição “Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo”
- Quando: De 11 de março a 11 de maio de 2024
- Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro Histórico de Vitória
- Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; Sábados, das 10h às 14h
- Entrada gratuita e classificação indicativa livre