O curta-metragem “Encruzilhadas do caos”, dirigido e roteirizado por Alexander S. Buck, foi selecionado para exibição no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), o maior evento de cinema da América Latina dedicado exclusivamente a filmes do gênero fantasia, ficção científica, horror e thriller.
A trama acompanha a história de Cabelo e Parreco, que se envolvem em uma corrida noturna alucinante para espalhar cartazes de um show de heavy metal pelas ruas da Serra. Porém, ao profanarem uma oferenda, eles enfrentam as consequências de seus atos em uma jornada repleta de ação e caos.
Produzido pela Finordia Filmes, uma produtora capixaba reconhecida por seu trabalho no cinema fantástico e experimental, “Encruzilhadas do caos” foi filmado na Serra, onde os protagonistas vivenciam sua aventura noturna.
Essa não é a primeira vez que a Finordia escolhe a Serra como cenário principal de suas obras. Em 2023, eles produziram o filme “Pirâmides”, o primeiro longa-metragem de ficção científica do município, que está em fase de pós-produção para lançamento ainda em 2024. A produtora, formada por moradores e ex-moradores da região, busca homenagear suas raízes e destacar a cultura e as pessoas da cidade através da arte e do cinema.
O diretor Alexander S. Buck, premiado no Brasil e no exterior por seu trabalho no cinema experimental, apresenta uma abordagem inovadora em “Encruzilhadas do caos”, combinando uma narrativa mais elaborada com sua característica disruptiva e experimental.
O curta também conta com efeitos especiais e maquiagem de Rodrigo Aragão, renomado cineasta do cinema fantástico e de horror brasileiro. O filme já recebeu três prêmios, incluindo o de júri popular, e serviu como preparação para o longa-metragem homônimo, financiado pela Lei Paulo Gustavo e em fase de pré-produção.
A exibição no Fantaspoa está marcada para o dia 15 de abril, em Porto Alegre, com a presença do diretor Alexander Buck e outros cineastas renomados.
Para o público capixaba, o curta terá sessões gratuitas nos dias 19 de abril, no Centro Comunitário de José de Anchieta, e 25 de abril, no Bar do Mauro Pé de Galinha, em Valparaíso, Serra. Em Vitória, a exibição será no dia 5 de maio, no Bar do Mãozinha, em Jardim da Penha, também às 20h.
Essas sessões serão realizadas com a tecnologia Cine Puã, desenvolvida pela Finordia com apoio da Fapes, permitindo exibições em espaços públicos através de áudio individualizado via fones de ouvido e celulares.
“Encruzilhadas do caos” recebeu apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), sendo contemplado no Edital 003/2020 da Secretaria da Cultura (Secult).