21 de janeiro de 2025
InícioCotidianoPaixão pelo café atrai apreciadores cada vez mais jovens e exigentes

Paixão pelo café atrai apreciadores cada vez mais jovens e exigentes

- Anúncio -

No dia 24 de maio se comemora o Dia Nacional do Café e a bebida, que é uma das grandes paixões dos brasileiros, está atraindo consumidores cada vez mais jovens e os tornando cada vez mais exigentes.

Arthur Saiter, 19, é estudante de Direito e se tornou empreendedor no ramo do café há dois anos. Sua família tem raízes no cultivo de café do município de Afonso Cláudio, na região serrana do Estado, que já foi o maior produtor de café do mundo.

“Decidi entrar nesse mercado por essa conexão familiar com o café, pela paixão pelo café especial capixaba, e pela oportunidade de um mercado em crescimento. Não possuo formações na área do café, o conhecimento que possuo foi adquirido informalmente, no contato com produtores, dia a dia na lavoura etc. No entanto, possuo curso na área de administração e gestão financeira de pequenas/medias empresas, o que me ajudou a gerir a minha marca”, contou.

- Anúncio -

Segundo ele, o consumo do café especial vem ganhando espaço entre os jovens. Ele garante que boa parte do público de sua marca de café é composta por pessoas de sua faixa etária.

 

“Acredito que isso tem acontecido pelo sabor do café especial e a enorme diferença que este possui para o café tradicional (do dia a dia). Os jovens têm gostado de consumir produtos bons. Além disso, muitos utilizam café como combustível para estudar e trabalhar. Muitos estão começando a tomar café por agora; e aí, a aceitação do café especial é maior entre novos consumidores”, comentou.

Pandemia

Para Waschintom Mageskique, que também tem sua própria marca de café, além de ser mestre de torra e barista, o comportamento dos consumidores mudou durante a pandemia. Ele que já fez 72 cursos e possui certificações internacionais, acredita que cada vez mais pessoas estão buscando os cafés especiais, de alta qualidade.

“A pandemia criou formadores de opinião. Pelo fato das pessoas ficarem muito tempo em casa, passaram a variar os tipos de café. Antes da pandemia, não havia muita variedade de cafés de qualidade nos supermercados. Com essa demanda, das pessoas buscarem novos cafés. Os supermercados inseriram os cafés especiais. Hoje, pode-se encontrar há mais de 20 opções de cafés especiais nas prateleiras”, disse o especialista.

Dia Nacional do Café

O Dia Nacional do Café é comemorado no Brasil desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.

Na história, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.

De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo.

Curiosidades 

  • Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;
  • O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);
  • A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;
  • A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;
  • Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.

 

 

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas