14 de janeiro de 2025
InícioEspírito SantoPrefeitura de Vitória reforça calendário da cultura em bairros de risco social

Prefeitura de Vitória reforça calendário da cultura em bairros de risco social

- Anúncio -

O bairro Nova Palestina fica na região da Grande São Pedro e infelizmente costuma se destacar nos noticiários pelos problemas relacionados à criminalidade.

Mas, assim como muitas outras comunidades da Região Metropolitana, o bairro tem vocações turísticas, gastronômicas, artísticas e o potencial humano necessário para se tornar um grande polo de empreendedorismo e desenvolvimento na capital.

- Anúncio -

Por isso, segundo o Secretário e Cultura, Luciano Gagno, a Prefeitura de Vitória tem investido em capacitação e estratégias para ampliar o alcance dos eventos culturais, desconstruindo o medo em determinadas regiões, por meio da arte e da geração de renda, proporcionando ampla sensação de segurança e bem estar social.

“Nosso compromisso, desde sempre foi fazer com que a cultura seja parte do dia a dia das pessoas, nos bairros em que elas moram. Para que os moradores se conheçam e se apresentem com orgulho de suas comunidades, desfrutando de momentos de lazer com suas famílias, perto de suas casas, de maneira estruturada e segurança, independente da classe social”, comentou.

Festa do Trabalhador

Nos últimos dias 5 e 6 de maio, a prefeitura realizou a Festa do Trabalhador, no bairro Nova Palestina, que contou com a apresentação de artistas, barracas de comida e artesanato e atraiu centenas de moradores.

De acordo com o Presidente da Associação de moradores do bairro, fazia alguns anos que eventos assim não eram organizados em Nova Palestina e ações assim contribuem de inúmeras formas para a qualidade de vida da comunidade.

“O evento é importante para Nova Palestina. Unimos os empreendedores informais, que vivem da vendas de alimentos, como bolo, salgados, lanches, refrigentes, além de outros segmentos, para captarem seus recursos financeiros, mostrando os nossos valores.”

Ele assegura que a gestão municipal tem atendido aos pedidos da comunidade e a programação da Festa do Trabalhador deixa isso mais claro. Ele acredita que em breve haverá muitos outros eventos na comunidade, dentro da programação cultural da capital.

“Foi um evento de lazer e descontração para família, jovens e adolescentes, fomentando a cultura local. A Prefeitura contribuiu com toda estrutura para esse lindo evento acontecer. Hoje, o que a população pede é mais eventos da mesma proporção, um festival de gastrônomico, por exemplo, pois muitos vivem da pesca e cata do caranguejo” sugeriu.

Femusquim

Depois de seis anos sem acontecer, o tradicional Festival de Música de Botequim, (Femusquim) no Morro dos Alagoanos foi realizado entre os últimos dias 21 e 23 de abril.

O retorno do Femusquim foi um sucesso e além de atrair centenas de apreciadores da música popular, movimentou a economia da comunidade durante todo o fim de semana.

Os organizadores já pensam no evento do ano que vem, que será a 20ª edição do Femusquim.

 

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas