Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizada na tarde de quinta-feira (11), foram apresentados os dados mais recentes sobre a criminalidade em Viana. De acordo com as informações divulgadas, o município segue registrando os menores índices de criminalidade da série histórica, com uma queda significativa em vários tipos de crimes.
Em abril, por exemplo, os dados apontam uma redução de 12,32% nos crimes contra o patrimônio em comparação com o mesmo período do ano passado, além de uma queda de 33,3% nos casos de homicídio. Entre os tipos de crime com maior redução, destaca-se o roubo a pessoas em transporte público, que registrou uma queda de 66%. Já o roubo em comércios teve uma redução de 50%, enquanto o roubo em via pública decaiu em 11%.
A reunião do GGIM contou com a presença do vice-prefeito Fábio Dias, do secretário de Defesa Social Enoni Erlacher e de representantes da Guarda Civil Municipal de Viana, bem como de policiais militares, civis, rodoviários federais, federais e penais, além de membros do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Os dados apresentados durante o encontro demonstram que a segurança pública em Viana continua avançando positivamente.
Durante a reunião, o vice-prefeito Fábio Dias afirmou que a troca de experiências entre a gestão e os agentes de segurança é fundamental para planejar ações eficazes no âmbito da segurança pública. Já o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, destacou que a integração entre as forças de segurança que atuam na cidade permite alcançar soluções mais assertivas na área.
Ao longo do mês, a Guarda Civil Municipal de Viana realizou diversas ações que resultaram na apreensão de 573 unidades de drogas, 408 abordagens e 9 pessoas conduzidas. Além disso, mais de 900 visitas tranquilizadoras foram realizadas em escolas, unidades de saúde, prédios e espaços públicos para levar mais segurança à população.
Dois agentes da Guarda Civil Municipal de Viana, Costa e Fernandes, se formaram no curso do Batalhão de Policiamento de Choque (PATAMO) em Embu das Artes, São Paulo, com o objetivo de qualificar os agentes de segurança pública para executar o Policiamento Ostensivo Especializado de Choque em todas as modalidades.
Entre as operações de destaque realizadas, está a ação para combater o abate e comércio de carnes clandestinas na Grande Vitória, onde seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locais possivelmente ligados ao esquema, sendo quatro no município de Viana e dois no município de Cariacica. Durante a ação, um local de abate foi demolido no assentamento Santa Clara, em Araçatiba, zona rural de Viana.
Em abril, a Secretaria de Defesa Social também realizou uma nova fase da operação Lata Velha, que resultou na retirada de um veículo abandonado nas ruas da cidade, e na notificação de cinco proprietários de veículos para realizar a retirada dos mesmos em 15 dias. Todas essas ações demonstram o comprometimento das autoridades de Viana em promover a segurança e a tranquilidade da população.