A Casa de Caridade Santa Rita de Cassia dos Impossíveis, localizada no bairro de Lourdes, em Vitória, completa 80 anos nesta segunda-feira (22) e, para celebrar as oito décadas desse emblemático centro religioso da capital, haverá uma grande festa, que vai contar com diversas atrações musicais, além dos rituais que compõem as cerimônias de Umbanda, a partir das 18h.
Para o líder religioso, Pai Leandro, a festa representa a força e a resistência, não só da cultura e da ancestralidade africana, mas de cada indivíduo que contribuiu para que a Casa pudesse ter longevidade, preservando o aspectos e os valores religiosos.
“Eu não cheguei a conhecer a fundadora, mas somos todos herdeiros. Essa festa é uma oportunidade de recordar e agradecer a todas as pessoas que passaram por aqui, levantando cada lajota, acendendo cada vela, que exerceram cada função religiosa dentro da liturgia da Umbanda. Então, para a gente, é uma data muito importante”, comentou Pai Leandro.
O Pai de Santo ressalta a importância de não haver conflitos, nem preconceitos, principalmente quando se trata da liberdade de Fé cada um. Ele fez questão de agradecer à prefeitura da capital, pela política de apoio à diversidade religiosa.
“Quando há respeito, há dialogo entre todas as religiões. O respeito é o nosso sentinela. O respeito é a palavra chave. A Secretaria de Cultura tem nos atendido com muito carinho, com muita atenção, o que é importante, para fazer com que sejamos reconhecidos, que tenhamos visibilidade, assim como deve haver com todas as outras denominações religiosas”, agradeceu o líder religioso.
O Secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, reforça que a gestão atual tem o compromisso de fazer com que a cidade seja receptiva e atenciosa com todas as manifestações religiosas.
“Uma cidade sem preconceitos, com ambientes saudáveis e seguros para o exercício da religiosidade é um dos nossos principais compromissos. Precisamos saber reconhecer e dar visibilidade para as contribuições da religião nos pontos de vista da cultura e da educação, nas suas atuações no campo social e na promoção dos valores de caridade e empatia, entre nossos cidadãos. Uma cidade que respeita as diversidades culturais que compõem a sociedade é uma cidade mais justa e mais inteligente”, pontuou Gagno.
Serviço
Festa de 80 anos da Casa de Caridade Santa Rita de Cássia do Impossíveis
- Segunda-feira, 22 de maio, a partir das 18h.
- Rua Santa Rita de Cássia, 345, Bairro de Lourdes, Vitória.
- Entrada Gratuita.