O Polo UAB de Vila Velha, em parceria com a Sead/Ufes e Universidade Aberta Capixaba (UnAC), irá ofertar 40 vagas de pós-graduação lato sensu em “Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral”.
O prazo para inscrições fica aberto dos dias 22 de maio a 19 de junho. A seleção acontecerá por meio de etapa única de prova de títulos.
Clique AQUI e acesse o edital.
Além da reserva de duas vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) e quatro vagas a Pessoas Pretas, Pardas ou Indígenas (PPI), a seleção prevê ainda reserva de 21 vagas para servidores públicos de qualquer dos entes federativos das áreas de Educação e Saúde.
Os candidatos que manifestarem opção pela reserva de vagas para servidores públicos não poderão concorrer a vagas destinadas à concorrência geral. Caso o candidato se enquadre na reserva de vagas para servidores da área de Educação e da área de Saúde, deverá optar por uma delas no ato da inscrição, não podendo concorrer em ambas concomitantemente.
Sobre o curso
Por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES e com duração de 18 meses, o curso será gratuito e na modalidade à distância. O aluno tem acesso ao conteúdo das disciplinas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e eventualmente encontros presenciais obrigatórios e virtuais previstos no cronograma de cada disciplina.
A estrutura curricular é dividida em três módulos. O primeiro, “Prevenção da Violência”, possui carga horária de 90 horas e abordará o conceito de violência, aspectos culturais e históricos, políticas públicas e marcos legais que norteiam o atendimento às vítimas, tipologias e notificação, entre outros.
Já o segundo módulo totaliza 210 horas e trata das diversas manifestações de violência na sociedade, por exemplo, relacionada à diversidade e gênero, étnico-racial, contra crianças e adolescentes, contra a mulher, contra a pessoa idosa, contra a pessoa com deficiência sexual, violência no trânsito, além de debater estratégias de promoção da saúde e prevenção das violências e rede de cuidado às pessoas em situação de violência, acolhimento e escuta.
O módulo III soma 60 horas sobre metodologia da pesquisa e oficina de redação de pesquisa.
O curso de pós-graduação em Especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral tem como objetivo desenvolver, possibilitar e efetivar aos participantes análises sobre a violência e seu impacto individual e coletivo por meio de qualificação de profissionais atuantes na rede de proteção às vítimas de violência no Espírito Santo.