Uma semana após a inauguração do Sistema de Transporte Aquaviário, interligando os municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica, o governo do Estado vai inaugurar no domingo (27) a Ciclovia Detinha Son (Ciclovia da Vida) e a ampliação da Terceira Ponte, prometendo melhorar a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Espírito Santo. Está marcado um pedalaço às 9h30, com concentração na Praça do Papa, em Vitória.
O “Pedalaço da Paz” partirá da Praça do Papa rumo à Vila Velha. Os ciclistas atravessarão os municípios tanto pela Ciclovia da Vida como pela Terceira Ponte, que estará fechada para o evento desde as 8 horas. Os interessados em fazer a travessia pela ciclovia deverão se inscrever nas lojas credenciadas ao evento ou na concentração.
Pedalaço da Paz
A inscrição será feita mediante a doação de 2 quilos de alimento não perecível, que dará direito ao kit com a camisa rosa, que será obrigatória para acessar a ciclovia. Os ciclistas que optarem por fazer a travessia pela ponte não precisam fazer a inscrição. As trocas podem ser feitas na loja Celeiros Bike, em Vila Velha, e nos supermercados Extrabom de Valparaíso, Goiabeiras, Itapuã e Itacibá.
Pedestres interessados em participar terão acesso por uma faixa exclusiva da ponte para fazer a travessia. A expectativa dos organizadores é que mais de 4 mil pessoas participem da travessia. Terminado o “Pedalaço da Paz”, tanto a ciclovia quanto a ampliação da Terceira Ponte estarão oficialmente liberadas para uso.
Terceira Ponte
A projeção feita pelos arquitetos responsáveis é que a capacidade de fluxo da Terceira Ponte será ampliada em torno de 40% com a ampliação. A pista contará com três faixas, em ambos os sentidos (uma a mais que a construção original). A faixa da direita será exclusiva para veículos pesados, como ônibus e caminhões, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e táxis.
Os motociclistas também terão preferência para tráfego nesta faixa, mas não serão proibidos de circular pelas demais vias da pista. O que passa a ser proibido para os motociclistas é a utilização do chamado corredor, entre uma faixa e outra. É importante informar também que a faixa da direita não poderá ser usada por veículos de aplicativo.
A ampliação foi feita a partir da remodelagem das barreiras de proteção lateral da ponte. As barreiras originais, que eram maiores, foram derrubadas e reconstruídas na parte mais externa da construção, ampliando o espaço para o tráfego dos veículos.
O pedágio continuará sendo cobrado apenas em um sentido (Vila Velha x Vitória), no valor de R$2,80.
Ciclovia
Já quem optar por utilizar a Ciclovia da Vida no dia a dia deverá também estar atento às orientações do Detran-ES. Utilizar equipamentos de segurança; fazer a manutenção preventiva da bicicleta; transitar no sentido da via; obedecer à sinalização; e pedalar com cuidado e atenção. Também vale lembrar que para os ciclistas não será feita a cobrança de pedágio.
Acessos
Para acessar a ciclovia, ciclistas que saírem de Vitória, devem passar pela Avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça. A chegada em Vila Velha será na Rua São Paulo, próximo à Avenida Champagnat.
Para quem sai de Vila Velha o acesso será pela na Rua São Paulo com a Avenida Champagnat e a saída na Rua Tenente Francisco Mário Brito, próximo ao Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá.
Entrega da Ampliação e Ciclovia da Vida
- 8h30 – Concentração para o Pedalaço pela Paz 2023 na Praça do Papa
- 9h30 – Início do Pedalaço pela Paz 2023, inaugurando oficialmente a Ciclovia da Vida – Trajeto: Um grupo irá rumo a Vila Velha pela Ciclovia da Vida, enquanto o restante irá pela Ponte. Ao chegar à Vila Velha, os ciclistas retornam até a Praça do Papa passando todos pela ponte. – Após o fim do passeio, a ponte e a Ciclovia estarão liberadas
- 16h – Início do Festival Luzes pela Vida (Cais das Artes) – Abertura dos portões do Cais das Artes. Orientações: Para acessar o local, serão disponibilizados ingressos gratuitos pela plataforma Sympla. As vagas restantes poderão ser preenchidas no momento do evento na própria portaria do Cais das Artes.
- 16h às 16h45 – Show da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
- 17h – Ato ecumênico pela vida
- 17h30 – Solenidade oficial com fala das autoridades
- 18h30 – Show das Águas
- 18h40 – Show de Luzes, com previsão de 10 minutos de duração
- 19h – Coletiva de imprensa