A Prefeitura de Vitória lançou, na quarta-feira (20), o edital para contratação da empresa que vai elaborar os projetos, orçamentos e execução das obras do Mergulhão de Camburi.
A contratada terá até R$ 92,2 milhões para a execução das obras e a ordem de serviço será assinada até 15 de dezembro deste ano, com previsão de ser concluída após 30 meses.
A maior obra de mobilidade urbana da capital capixaba promete eliminar a retenção de veículos no cruzamento da rodovia Norte-Sul com a avenida Dante Micheline, está em vias de execução.
“Vamos projetar e construir essa obra viária que acaba com os engarrafamentos no cruzamento de uma rodovia estadual, a Norte-Sul, com a avenida Dante Micheline”, anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini.
E completou: “É importante ressaltar que essa obra será contratada com recursos próprios, sem empréstimos ou convênios. São R$ 92,2 milhões disponíveis para a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, que beneficia todos que precisam acessar Vitória em direção à Vila Velha ou Cariacica ou destes municípios para a Serra. Estamos falando de 1,8 milhão de moradores em potencial”, completou o prefeito.
O lançamento do edital contou com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais na sala anexa ao gabinete do prefeito.
O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Micheline.
A obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para Zero a 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com os dois mergulhões.
A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, como é hoje, e acrescenta duas passagens inferiores (Mergulhão 01 e Mergulhão 02) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Micheline.
“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Micheline não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin
Mobilidade
A empresa que vencer a licitação deverá planejar e executar as obras mantendo a circulação viária, a mobilidade dos pedestres e ciclistas. Não poderá haver interrupção de qualquer serviço público sob concessão – água, energia, gás, fibra ótica, internet, telefone etc.
Assim como as ações de proteção ao meio ambiente prevista em legislação deverão ser consideradas no projeto.