7 de dezembro de 2024
InícioSeminário em Vitória abre debate sobre pessoas em situação de rua

Seminário em Vitória abre debate sobre pessoas em situação de rua

- Anúncio -

Um seminário, promovido pela Assistência Social de Vitória, vai marcar o encerramento as atividades referentes ao Dia de Luta da População em Situação de Rua, que tem como registro histórico o dia 19 de agosto.

O evento será na Escola Técnica do Sus (ETSUS) Vitória, que estará de portas abertas, na próxima sexta-feira (22), a partir das 13 horas, para receber os participantes do seminário.

- Anúncio -

O tema central dos debates é “O Panorama pós pandemia e a população em situação de rua”. A ETSUS está localizada na Rua Maria de Lourdes García, 474, Ilha de Santa Maria.As vagas são limitadas. Ao final, os participantes receberão certificado.

Para participar, basta acessar o link disponível AQUI e efetivar sua inscrição.

Agosto

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social, promoveu diversas ações internas nos espaços de acolhimento institucional voltados para a pessoa em situação de rua, como o Campeonato de Dominó Vitoria do Acolhimento, o Festival de Moqueca Capixaba (no Centro de Referência a Pessoa em Situação de Rua – Centro Pop).

Moradores de Rua Centro Pop
Moradores de Rua Centro Pop

Além de uma grande ação conjunta, que transformou o Centro de Evangelização Santa Clara (Cescla), em Jardim da Penha, no ponto de oferta de serviços prestados pelas secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (Semus) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Foi realizado em parceria com a Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) de Vitória um ciclo de Oficinas de Habilidades e Orientação para o Mundo do Trabalho.

Os acolhidos foram levados para viagens para conhecer Buda gigante, em Ibiraçu, sessões de cinema e, foram ainda protagonistas de um ensaio fotográfico utilizado como ferramenta de autoconhecimento e estímulo à autoestima das mulheres atendidas no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).

Para a subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua, a promoção deste seminário representa dar continuidade às ações, como resposta ao impacto da pandemia e implicações da pandemia sobre essa população.

“Nesse período pós-pandêmico precisamos avaliar as nossas respostas durante o enfretamento da doença provocada pelo corona vírus para a vida desse grupo populacional; bem como avaliar os resultados das políticas públicas para essa população. Precisamos reavaliar sempre, para que possamos promover as ações necessárias para devolver a autonomia, fortalecer os vínculos familiares e comunitários desse grupo”, disse Carla.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, espera que o seminário traga apontamentos para o desenvolvimento de novas ações para redução das vulnerabilidades vividas por essa parcela da população.

“Esse período pós-pandemia é marcado como um tempo de construir novos caminhos e intensificar outros”, disse a secretária.

Cintya, reforçou que “nossa expectativa é de que o Seminário contribua para que possamos aprimorar nosso trabalho com população em situação de rua”.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas