O Sistema Público de Saúde de Vitória foi reconhecido como o melhor de todos os municípios do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities.
O estudo elenca cidades brasileiras avaliando a inteligência das gestões. O plano levou em conta as 656 cidades brasileiras que têm mais de 50 mil habitantes. Ao todo, 74 indicadores foram estudados, separados por 11 eixos temáticos.
Vitória ficou a frente de cidades como Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte, antes lideranças da pesquisa, na categoria.
Na avaliação geral, a capital capixaba foi considerada, ainda, a sétima cidade mais inteligente do País.
Na cerimônia de entrega da premiação, na noite de segunda-feira (4), em São Paulo, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), atribui que os investimentos feitos na pasta sustentam a inovação que faz a saúde da Capital ser reconhecida.
“Recebemos com muita felicidade esse resultado tão expressivo, em que a saúde de Vitória foi avaliada como a melhor saúde pública do Brasil, o que mostra que nós estamos no rumo certo, cuidando das pessoas, cuidando da nossa gente, levando prestação de serviço, equipamentos públicos e políticas públicas de qualidade”.
Acompanhado do secretário de Governo de Vitória, Aridelmo Teixeira, para receber a condecoração, o chefe do Executivo municipal aproveitou para creditar parte do prêmio que recebeu à equipe da saúde.
“Quero aqui deixar um agradecimento a todos os servidores que têm trabalhado direto. A saúde não para. Passamos juntos a pandemia, Vitória foi a cidade do Brasil que mais vacinou no menor tempo, com a maior eficiência e esses resultados comprovam que os nossos servidores se empenham e merecem todo o reconhecimento da nossa população. Então, essa é uma vitória dos capixabas. Hoje eu vim representar o Espírito Santo para receber esse prêmio, com muita alegria, a melhor gestão pública, a melhor saúde pública do Brasil”, comemorou.
Pazolini destaca que no ranking geral da mesma pesquisa, Vitória ficou em sétimo lugar. No português claro, isso quer dizer que a Capital é, no geral, a 7ª melhor do País.
“Nós estamos muito bem posicionados entre todas as cidades brasileiras, com sétima colocação do Brasil entre todas as políticas públicas e especialmente na saúde, no primeiro lugar geral. Vamos em frente cuidando do nosso povo, levando esperança, desenvolvimento econômico, cuidado, carinho rumo ao primeiro lugar para Vitória ser, cada vez mais, a capital de todos os capixabas”, explicou.