O IV Encontro Estadual das Mulheres Bancárias do ES teve como tema “Nada sem nós porque tudo é sobre nós”. O evento, que celebrou os 30 anos do jornal Mulher 24, abordou diversas questões, desde feminismo até mercado de trabalho, maternidade, racismo, diversidade e auto cuidado.
As participantes tiveram acesso a espaços como creche, ciranda e oficinas de autocuidado, proporcionando um ambiente seguro para discutir desafios e buscar soluções para avançar na equidade de gênero. Claudia Garcia, diretora da Secretaria de Mulheres do Sindibancários/ES, destacou a importância de mulheres ocuparem lugares de poder na sociedade e no setor bancário.
A professora Paula Colombi abordou dados do mercado de trabalho, destacando a diminuição salarial e a menor taxa de ocupação entre mulheres pretas. A deputada estadual Camila Valadão elogiou a resistência das mulheres bancárias no movimento sindical, discutindo a precarização do mercado de trabalho e a sobrecarga de cuidados.
Patrícia Marins falou sobre a necessidade de inclusão e visibilidade para mulheres pretas, enquanto Ane Halama tratou da invisibilidade das relações entre mulheres e enfatizou que comportamentos discriminatórios não serão aceitos. O evento também contou com histórias de bancárias, acolhimento e oficinas de aromaterapia e thethahealing.
O encontro foi encerrado com uma ciranda que celebrava a união das mulheres. A mensagem “Nada sem nós porque tudo é sobre nós” ecoou como um grito coletivo pela igualdade e representatividade feminina.