21 de janeiro de 2025
InícioEspírito SantoPlano de Mobilidade em Vitória: pesquisa que mostra origem e destino de...

Plano de Mobilidade em Vitória: pesquisa que mostra origem e destino de veículos tem início

- Anúncio -

Mais uma importante etapa do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Vitória teve início em outubro. Trata-se da Pesquisa Origem Destino Veicular e de Carga com as contagens volumétricas classificatórias.

 

- Anúncio -

Técnicos especializados da empresa que vem desenvolvendo o trabalho para Prefeitura de Vitória, farão, de forma automatizada e num período de 24 horas, a contagem de veículos por meio do uso de câmeras de filmagem em pontos determinados da capital. O trabalho prosseguirá até o dia 19 de dezembro.

O objetivo é compreender os deslocamentos realizados pelos veículos motorizados individuais e também que transportam carga (de eixos diversos) na capital, considerando a origem e o destino. O uso das câmeras para a contagem nos pontos de coleta já foi comunicado à Guarda Municipal que dará o apoio necessário.

Câmeras

As câmeras foram presas em um ponto fixo com altura e visibilidade suficientes pra capturar o movimento que está sendo avaliado. A blitz ocorrerá em 40 pontos de Vitória e um questionário será aplicado por um pesquisador treinado nos dois sentidos da via.

Elizabeth Nader
Carro do consórcio contratado para Plano de Mobilidade Urbana de Vitória.

Algumas questões que serão abordadas pelos pesquisadores abrangem o local específico originário no deslocamento e o horário de partida, para onde vai, os endereços com pontos de referência, se saiu ou chegou de casa, do trabalho, do lugar de estudo, do lazer, de clínica, entre outros, possíveis lugares. E também bairros, ruas e expectativas de tempo do deslocamento de um ponto específico, frequência do deslocamento, entre outras questões.

Esta semana, os técnicos com apoio da Guarda estarão em Santo Antônio e na avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi. Já na próxima semana, na avenida Jerônimo Monteiro, no Centro; na Rodovia Serafim Derenzi, na Grande Vitória e na Mata da Praia. Tembém na Ponte Florentino Avidos, avenida Alexandre Buaiz e na Ilha do Príncipe.

Pesquisa

A pesquisa de Origem e Destino para os veículos particulares e transporte de cargas representa uma relevância substancial em um plano de mobilidade abrangente e fiel a realidade dos deslocamentos num tempo determinado.

Foto Divulgação
Veículo que coleta dados para construção do Plano de Mobilidade Urbana

“A obtenção desses dados é essencial para desenvolver uma matriz de origem e destino que caracterize os deslocamentos de carga no zoneamento interno do município”, destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

O gestor explicou que foram selecionados 40 pontos de estudo dentro do zoneamento de Vitória. Lugares localizados, majoritariamente, dentro dos 15 corredores arteriais avaliados nas pesquisas de velocidade e retardamento.

“Priorizou-se, para escolha dos pontos estudados, uma distância adequada de interseções e semáforos, buscando afetar o mínimo possível o fluxo regular da via evitando-se retenções!, disse o secretário.

Dez pontos estratégicos foram escolhidos para a coleta de informação no período do fim de semana dentre os 40 avaliados, para observar a variação do padrão de deslocamento de carga em relação ao período típico avaliado, que vai da segunda à sexta-feira.

Por Fabrício Faustini ([email protected]), com edição de Andreza Lopes.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas