Jovens das 12 aldeias indígenas de Aracruz têm a oportunidade de se inscrever gratuitamente na oficina de quadrinhos do projeto Narrativas Periféricas. A iniciativa, que faz parte do Projeto Narrativas Periféricas realizado pela Ciclo Escola com patrocínio da TAG, oferece 20 vagas para jovens com idade mínima de 12 anos que gostem de desenhar. As inscrições podem ser feitas até 5 de janeiro de 2024, através deste link, onde os candidatos devem preencher o formulário e enviar um desenho de autoria própria, com tamanho máximo de 10 MB.
A oficina será realizada na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), na aldeia Caieiras Velha, com aulas ministradas por Daniela Claudino de Matos, jovem indígena da aldeia Caieiras Velha. O curso acontecerá de 16 a 19 de janeiro, das 13h às 16h, abordando temas relacionados à construção de narrativas indígenas e práticas de quadrinhos. Os participantes receberão material para as aulas, lanche e, ao cumprir a carga horária mínima de 75%, receberão um certificado digital.
O Projeto Narrativas Periféricas visa promover a inclusão de jovens indígenas, negros, periféricos e da comunidade LGBTQIA+ nas artes, com a realização de oficinas e atividades formativas. Além disso, o projeto contemplou a entrega de 14 gibitecas em unidades socioeducativas do Espírito Santo, proporcionando o acesso à leitura de quadrinhos e estimulando o engajamento desses jovens no universo geek.
O resultado da seleção para a oficina será divulgado em 11 de janeiro no perfil do Narrativas Periféricas no Instagram.