14 de fevereiro de 2025
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Implantação do prontuário eletrônico vai agilizar atendimento nos Caps de Vila Velha

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Até o final de março, os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vila Velha contarão com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), uma iniciativa que promete agilizar os atendimentos aos usuários. Enquanto o Caps II, em Novo México, e o Caps de Jabaeté já implementaram o sistema, resta apenas a unidade do Centro de Vila Velha para completar a implantação.

O Prontuário Eletrônico, integrado ao Sistema e-SUS, é um software que centraliza todas as informações clínicas e administrativas dos usuários, com o objetivo principal de informatizar o fluxo de atendimento realizado pelos profissionais de saúde.

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Entre os benefícios do sistema, destacam-se a melhoria na qualidade do atendimento, a prevenção de erros médicos e, sobretudo, a integração das condutas entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a consulta especializada.

Essa informatização traz impactos positivos significativos, como o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas, aprimorando a efetividade do cuidado e, possivelmente, reduzindo custos com a otimização dos recursos. Além disso, a automatização do processo de envio de informações para o Ministério da Saúde tem o potencial de aprimorar os sistemas de informações e qualificar os serviços de saúde.

“Tarciana Martins, gerente dos Serviços da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, destaca que a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios não apenas aos gestores e profissionais de saúde, mas também aos usuários.”

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