Vila Velha está entre os finalistas do prestigiado Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente, cuja entrega ocorrerá durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) 2024, em Curitiba, no Paraná, de 17 a 19 de março. O município canela-verde concorre na categoria “Soluções Turísticas Sustentáveis” com um projeto inovador de combate e controle da gripe aviária.
A iniciativa da Prefeitura de Vila Velha tem como objetivo principal organizar e monitorar todos os turistas que visitam as ilhas Itatiaia e Pituã, em Itapuã, visando ao monitoramento sanitário desses locais. Vila Velha disputa o prêmio com outras cidades, como Ponta Grossa (PR) e Cartagena, na Colômbia.
Este reconhecimento internacional vem somar-se à certificação concedida pelo Ministério do Turismo (MTur) que conferiu a Vila Velha o título de sexto Destino Turístico Inteligente do país. Essa distinção atesta que Vila Velha administra seus processos e território de maneira inovadora e sustentável, comprometendo-se com pilares que têm um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos visitantes.
Além de concorrer ao prêmio, o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, foi convidado pela organização da FIDI para proferir uma palestra no painel intitulado “Oportunidades de Destinos Turísticos Acessíveis”. Durante sua apresentação, ele destacará as características de Vila Velha como uma cidade que valoriza a acessibilidade.
“Vila Velha se destaca com 80% de seus atrativos turísticos acessíveis, oferecendo ações específicas para pessoas com deficiência (PCD). Estamos na vanguarda, mostrando para o mundo nossa importância no cenário internacional”, afirmou o secretário Roberto Junior.