As inscrições para a nova edição do Caminho do Imigrante estão abertas, celebrando os 150 anos da imigração italiana e os 20 anos do evento. Organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), o evento acontecerá em 1º de maio. Com quase 30 quilômetros de percurso entre os dois municípios, os participantes reviverão as experiências de seus antepassados em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O formulário de inscrição já está disponível em http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br.
O Caminho do Imigrante segue a histórica estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919 e construída sobre a antiga trilha aberta pelos imigrantes italianos que fundaram Santa Teresa em 1874, reconhecida como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil. O itinerário foi definido com base em documentos do APEES e em obras como “Karina” de Virginia Tamanini e “Canaã” de Graça Aranha, que descrevem esse percurso. Os participantes homenageiam seus familiares ao reviverem essa parte da história capixaba.
Em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo, o evento está inserido na programação, relembrando a chegada da Expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo em 1874, que marcou o início da imigração italiana em massa para o país. Ao todo, 388 camponeses embarcaram no navio “La Sofia” e chegaram a Vitória em busca de oportunidades e novas experiências.
A celebração incluirá uma ampla programação ao longo de 2024 em todo o Estado, com atividades culturais como músicas, danças, manifestações religiosas e gastronomia típica.
Confira a programação do Caminho do Imigrante:
Santa Teresa
- 5h30: Transporte para Santa Leopoldina
Santa Leopoldina
- 6h45: Largada para ciclistas
- 7h: Largada para caminhantes
Santa Teresa
- 12h: Almoço típico
- 12h às 13h: Apresentações culturais
- 16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina
Melhor passeio santa teresa
Estou bastante animada, é a primeira que vez que faço esse tipo de caminhada!
Minha esposa sempre participa, eu resolvi caminhar também. Que maravilha e alegria, locais muito bonitos, tudo muito bem organizado. Aquela polenta com carne moída, que delícia(repeti).
Parabéns à todos envolvidos.