8 de dezembro de 2024
InícioEspírito SantoCaranguejo-uçá: quarto período da andada começa na próxima semana

Caranguejo-uçá: quarto período da andada começa na próxima semana

- Anúncio -

A próxima semana marca o início do quarto e último período da Andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatuse) na capital. De terça-feira (09) até o domingo (14), ficam proibidas diversas atividades relacionadas à captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização dos indivíduos da espécie, bem como partes isoladas como quelas, pinças, garras ou desfiado.

A Andada é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas tocas no manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Essas datas estão alinhadas com a Portaria Nº 325 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o ano de 2024 e foram aprovadas pela sociedade civil em reunião pública, bem como pela Comissão Tripartite Estadual composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.

- Anúncio -

“É crucial destacar a importância da preservação da espécie, protegendo durante o período de reprodução e recomposição da fauna. Dessa forma, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades de cata e comercialização, que são tradicionais em Vitória e representam renda para muitas famílias”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Conscientização

Para sensibilizar a população sobre os períodos da Andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatuse) e a importância da sua preservação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou abordagens educativas e de sensibilização em feiras livres, peixarias, e promoveu ações com estudantes e comunidades escolares junto às unidades de ensino localizadas no entorno de áreas de manguezal de Vitória, durante o terceiro ciclo do defeso.

As ações de sensibilização contaram também com a colaboração de catadores de caranguejo da capital, que passaram a receber benefícios durante os períodos de defeso, conforme a nova legislação municipal que simplificou o pagamento.

Os catadores têm colaborado com os agentes de fiscalização em operações pelo manguezal de Vitória, além de auxiliar os educadores ambientais em abordagens educativas nas feiras livres, escolas, comércio, e outras ações que visam preservar e cuidar dos manguezais de Vitória, como parte do projeto Mangueando na Educação, desenvolvido pela Semmam.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas