Nesta terça-feira (28), uma equipe composta por 12 bombeiros militares e dois cães de busca e resgate partiu do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) em direção ao Rio Grande do Sul. Essa é a quarta equipe enviada pelo Espírito Santo para prestar apoio às vítimas das intensas chuvas que afetaram o estado do sul do país.
A guarnição partiu do Espírito Santo às 10 horas e está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (30). Os bombeiros capixabas ficarão à disposição do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para continuar as operações de busca, salvamento e distribuição de ajuda humanitária.
O envio de equipes é coordenado pelo Conselho Nacional de Bombeiros Militares (Ligabom), visando a integração das corporações de todo o Brasil. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, autorizou permanentemente o envio de bombeiros capixabas conforme o planejamento nacional.
Outras três equipes já retornaram após prestarem apoio ao Rio Grande do Sul. Desde o início de maio, quatro equipes de bombeiros militares foram enviadas para atuar no estado sulista, resgatando pessoas e animais em áreas alagadas e localizando vítimas soterradas.
O comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, destacou o comprometimento dos militares com a missão, enquanto o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, expressou gratidão pelo serviço prestado pelos bombeiros capixabas.